Destaques

Nova variante do coronavírus é identificada em SP

Uma nova variante do coronavírus, batizada como P4, foi identificada no interior de São Paulo.
Pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp) localizaram a variante em 21 cidades do interior do estado. As primeiras amostras analisadas foram do município de Porto Ferreira, que tem pouco mais de 50 mil habitantes.
A preocupação dos cientistas é que o tipo de mutação encontrado na P4 é semelhante ao que já foi encontrado na variante indiana, mas segundo a virologista da UNESP, Cíntia Bittar, ainda não é possível confirmar se a P4 é mais infecciosa que o vírus selvagem.
O secretario de saúde do estado de São Paulo, Jean Gorinchteyn, disse que os casos da nova variante estão sendo monitorados, mas, por enquanto, não acredita que a P4 possa agravar o cenário da pandemia de coronavírus no estado.
Para a virologista da Unesp, Cíntia Bittar, o Brasil precisa ampliar a vacinação e, enquanto isso não acontece, é necessário adotar medidas mais rígidas de isolamento social. Sem isso, o vírus vai continuar circulando, favorecendo o surgimento de novas variantes.
Hoje, no Brasil, a variante mais prevalente é a P1, conhecida como variante Amazônica, seguida da P2, identificada primeiro na cidade do Rio de Janeiro. O país também tem casos da variante  B.1.1.7, do Reino Unido, e está monitorando casos de viajantes vindos da Índia que estavam infectados com a variante indiana. Ainda não há registros de transmissão local dessa variante no país. Também não há registros de casos da variante sul africana, que mais tem gerado preocupação em relação à eficácia das vacinas.

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo