Destaques

Pesquisa identifica fatores que aumentam risco de obesidade

Pesquisadores de diversas universidades do mundo, liderados pela brasileira Débora Sobreira, da Universidade de Chicago, mapearam células do cérebro e descobriram que dois fatores associados aumentam em 70% a possibilidade de desenvolver a obesidade. O trabalho de anos foi publicado nesta sexta-feira (4) na revista Science.
De acordo com a pesquisa, os neurônios enviam informações tanto de fatores comportamentais, quanto de fatores metabólicos. A pesquisadora Débora Sobreira detalha como estas mutações agem no organismo (ouça a entrevista no áudio).
A combinação desses dois fatores acontece em pelo menos 40% da população mundial, aumentando o risco de se tornarem obesos. Em 16% das pessoas, o risco é ainda maior, como no caso de populações da Europa e até do Brasil.
Débora alerta que doenças cardiovasculares e até câncer podem estar associadas à obesidade. No entanto, são raros os casos, segundo a pesquisadora, em que há necessidade de se usar medicações contra o sobrepeso. Segundo ela, uma alimentação saudável combinada com atividades físicas já pode reduzir os riscos de doenças associadas.

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo