Rio lança Fábrica de Árvores que vai produzir dez mil mudas ao ano
A primeira Fábrica de Árvores do Rio foi lançada pela prefeitura da capital nesta terça-feira. Pela primeira vez, o Rio vai produzir suas próprias mudas de alta qualidade para plantios urbanos em parques, praças e vias da cidade. Em seu discurso, o prefeito Eduardo Paes elogiou a parceria com a iniciativa privada. Essa ação conta com a participação da empresa de moda Farm.
Viveiros serão construídos dentro de uma área de cerca de 15 mil m², pertencente à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, na Fazenda Modelo, em Guaratiba. O projeto da Fábrica de Árvores foi desenvolvido a partir do conceito de economia circular, que prevê um ciclo ecológico em que novas mudas são produzidas e alimentadas a partir do material orgânico proveniente das podas realizadas na cidade.
A capacidade total de produção da Fábrica de Árvores será de mais de dez mil mudas por ano. De acordo com o cronograma do projeto, a obra da Fábrica de Árvores levará cerca de nove meses para ser concluída, com o plantio das primeiras dez mil árvores urbanas previsto para o início de 2023.
A maioria das mudas produzidas será plantada nas zonas Norte e Oeste do Rio, regiões com menores índices arbóreos da cidade.
Problemas como a falta de espaço nas ruas, fiações elétricas e solo inadequado são os maiores desafios enfrentados nesse processo.
Segundo o último censo do IBGE, o Rio é a nona cidade mais arborizada do Brasil, com 72% de área verde. Em primeiro lugar está Goiânia, com 89,5%.