Pandemia Covid-19: São Paulo adia flexibilização da quarentena
São Paulo adia flexibilização da quarentena e segue na fase de transição até o final do mês. O governo de São Paulo decidiu prorrogar até o dia 30 de junho a fase de transição. Com isso, as medidas que poderiam flexibilizar o isolamento social são adiadas mais uma vez.
Com isso, comércio e serviços continuam podendo funcionar entre 6 da manhã e 9 da noite com limite de 40% da capacidade. O toque de recolher entre 9 da noite e cinco da manhã também continua em vigor.
Para o coordenador executivo do centro de Contingência do Coronavírus, João Gabbardo, o aumento de casos de covid19 no estado é preocupante. Em uma semana, o número de óbitos cresceu quase 20% e o número de casos mais de 35% no estado. A Secretaria de Saúde diz que o crescimento de casos é por causa do aumento de testagem e por problemas no sistema de registros, a plataforma e-SUS.
Ainda assim, João Gabbardo disse que o governo paulista vai sugerir que as prefeituras das cidades que tem mais de 90% dos leitos de UTI ocupados adotem medidas mais restritivas.
Nessa quarta-feira, São Paulo tem 11.189 pessoas internadas em UTIs. Há uma semana eram 10.925 internações. O índice de ocupação dos leitos de utis está acima de 82% uma taxa considerada bastante alta.