Destaques

Estudo imunológico na Ilha de Paquetá deve começar na próxima semana

A Prefeitura do Rio de Janeiro começa na semana que vem o estudo imunológico que vai vacinar toda a população da Ilha de Paquetá e acompanhar a evolução dos moradores. Mas quem não tem cadastro na unidade de saúde da ilha precisa se apressar e procurar o posto até a próxima segunda-feira, para poder fazer parte do experimento.
Dos cerca de 4,1 mil habitantes, mais da metade já foi vacinada durante a campanha regular, então a expectativa é completar a imunização das 1,8 mil pessoas restantes. Ao longo da semana, os moradores passarão por testes sorológicos e, no domingo, dia 20, receberão as doses, de acordo com o secretário municipal de saúde Daniel Soranz.
Enquanto isso, a vacinação continua normalmente no restante da cidade pelo critério de idade. Na semana que vem serão imunizadas todas as pessoas de 53 a 50 anos.
O Rio também vai voltar a vacinar gestantes e puérperas com comorbidades, com  a regularização dos estoques de imunizantes Pfizer ou Coronavac, que são os únicos disponíveis para esse público.
De acordo com o secretário Soranz, não é verdade que tenha havido baixa procura aos postos, no entanto, muitas pessoas que já deveriam ter tomado a segunda dose, ainda não compareceram.
Apesar disso, o prefeito Eduardo Paes fez um apelo para quem ele chamou de “sommeliers de vacina”, que querem escolher qual imunizante vão tomar.
A cidade também mantem algumas medidas restritivas em vigor até o dia 28 de junho. Continuam proibidos o funcionamento de boates e danceterias, a realização de festas que exigem autorização prévia, e a presença de público em eventos esportivos.
Já o restante das atividades pode funcionar sem restrições, desde que seguindo as regras de distanciamento e ocupação.

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo