Destaques

Eletrobras: relator mantém obrigação de compra de energia termelétrica

O relator da medida provisória que autoriza a privatização da Eletrobras, senador Marco Rogério, manteve o artigo que obriga a União a contratar energia termelétrica movida a gás pelos próximos 15 anos. O parlamentar do Democratas de Rondônia apresentou uma complementação do voto nesta quinta-feira (17). Ele defendeu o dispositivo incluído pela Câmara dos Deputados (clique no player para ouvir).
Este é o principal ponto de divergência no plenário: o artigo que obriga a União a comprar energia das termelétricas a gás para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. O relator incluiu também a região Sudeste.
Com as novas mudanças, o líder do PT na Casa, senador Jean Paul Patres, do Rio Grande do Norte, pediu a suspensão da sessão por falta de estudos sobre as mudanças e viabilidade dessas termelétricas movidas a gás (clique no player para ouvir).
A oposição, que é contrária à matéria, argumenta que a privatização da Eletrobrás vai aumentar o preço da luz e colocar em risco a segurança energética e de abastecimento de água do país, uma vez que a Eletrobras é responsável por boa parte dos reservatórios. Por outro lado, os defensores do projeto apontam que a medida vai ampliar os investimentos no setor de energia.
A medida provisória precisa ser votada até o dia 22 de junho, próxima terça-feira. Caso contrário, perde a validade. A Eletrobras é responsável por cerca de 30% da geração e 43% da transmissão de energia elétrica no país.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax