Destaques

Entenda como funcionam os centros de imunização para doentes crônicos

A criadora de conteúdo digital Jussara del Moral, que está se tratando de um câncer de mama, desde 2007; falou que tinha pouca informação sobre a necessidade de pessoas de grupos especiais receberem vacinas específicas para prevenir diversas doenças; e da existência de um serviço do SUS para atender a essa demanda: o CRIE, o Centro de Referência Imunobiológico Especial.
Ela, assim como 76% dos brasileiros nunca ouviram falar que desde o ano 2000 o SUS disponibiliza vacinas específicas, soros e imunoglobinas. Esse serviço é destinado a portadores de doenças crônicas como diabetes, pacientes com AIDS, em tratamento contra câncer, imunodeprimidos, pessoas que passaram por transplantes, entre outras. Essa constatação faz parte de uma pesquisa apresentada nessa terça (22) pela Sociedade Brasileira de Imunologia.
O estudo também revelou outro dado alarmante, que é o fato de 68% dos portadores de doenças crônicas não recebem orientação de profissionais da saúde sobre a importância de se vacinar. Por isso foi lançada a segunda fase da campanha “Crie Mais Proteção” para lembrar aos brasileiros com comorbidades da importância de se vacinar, e para buscarem os CRIEs para orientação.
A infectologista Ana Paula Burian, que trabalha no CRIE, explicou que cada doença ou condição requer um esquema de vacinação diferente e esse acompanhamento e orientação é feito dentro dos centros.
Mais informações e lista de endereços dos centros em todo o Brasil podem ser encontradas na página familia.sbim.org.br/ , na aba seu calendário e pacientes especiais.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax