Destaques

Doença do mormo: cidades de Tocantins suspendem eventos com equinos

Em Tocantins dez cidades suspenderam eventos com a participação de equinos, como forma de preservar a saúde desses animais contra a chamada doença do mormo. A decisão é da Adapec, Agência de Defesa Agropecuária, do governo estadual.
Segundo a portaria, estão suspensos os eventos equestres e aglomerações de equídeos, a exemplo de cavalos, jumentos, zebras, asnos, mulas, burros, nos municípios de Filadélfia e Nova Olinda, onde há casos confirmados, e nas cidades que fazem divisa: Araguaína, Pau D’Arco, Bandeirante, Colinas do Tocantins, Babaçulândia, Barra do Ouro, Goiatins e Palmeirante.
Segundo o governo de Tocantins, este ano foram registrados 13 casos da doença, no estado. Por isso, a suspensão dos eventos, já que o contato entre animais e a circulação deles, favorecem a disseminação da doença. A medida deve valer até que os casos confirmados da doença sejam contidos e as ações sanitárias devidamente tomadas. Enquanto isso, a Adapec realiza exames em amostras dos animais, a cada 30 dias.
O mormo é uma doença infectocontagiosa, causada por bactéria que acomete principalmente os equídeos. Os animais podem apresentar sintomas, como secreção, nódulos nas narinas, febre e pneumonia; ou podem nem apresentar sintomas. Não existe cura ou vacina contra essa doença, que pode ser transmitida aos humanos.

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo