Destaques

Saúde: No Rio pessoas LGBTI+ em vulnerabilidade terão atenção especial

Pessoas LGBTI+ em situação de vulnerabilidade social terão uma atenção especial no acesso à saúde e à vacinação contra o coronavírus na capital fluminense.
Lançado nesta quarta-feira, o Projeto Garupa, da Coordenadoria Executiva da Diversidade Sexual da Prefeitura do Rio de Janeiro, que conta com investimentos da iniciativa internacional “Parceria para Cidades Saudáveis”, quer desconstruir as barreiras de acesso desse público aos serviços de saúde e diminuir os impactos da covid-19 nessa população.
As ações serão realizadas por equipe de dez agentes trans e travestis, que vão atuar presencialmente em todo o município. Esses profissionais vão fazer um mapeamento dessa pessoas em situação de vulnerabilidade, que serão cadastradas na rede de atenção básica de saúde e acompanhadas pela equipe até a imunização contra a covid.
Os agentes foram selecionados em processo que contou com a validação de um comitê integrado por representantes da sociedade civil e de movimentos sociais LGBTI+, que também fez a curadoria de todo o material usado nas ações.
O coordenador executivo da Diversidade Sexual, Carlos Tufvesson, ressaltou a importância desse mapeamento inédito: “esta é uma população muito vulnerabilizada e que não acessa os serviços públicos.”
A supervisora do Projeto Garupa, Andrea Brazil, destacou que essa população enfrenta muitas barreiras para o acesso aos serviços de saúde.
O secretário municipal de Saúde Daniel Soranz afirmou que a iniciativa além de acelerar a imunização desse público, traz de volta um princípio importante nos serviços de saúde, a busca ativa. 
O projeto também vai coletar informações sobre a condição de vida dos usuários para obter um retrato da população LGBTI+ carioca em vulnerabilidade que deverá orientar futuras políticas públicas.
As ações estão previstas para começar já nesta semana e a previsão é de que durem até setembro, inicialmente focadas em pessoas trans e travestis.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax