Destaques

Conta de energia elétrica continua na bandeira vermelha em agosto

Em agosto, o consumo de energia elétrica no Brasil terá bandeira tarifária vermelha, patamar 2. A informação foi divulgada no começo da noite desta sexta-feira (30) pela Aneel, a Agência Nacional de Energia Elétrica.
Isso significa que a eletricidade produzida no país vai ter um custo de cerca de R$ 9,49 para cada 100 quilowatt-hora consumidos.
Segundo a Aneel, a bandeira vermelha se justifica pelo baixo nível dos principais reservatórios do SIN, o Sistema Interligado Nacional – principalmente, como consequência do baixo índice de chuvas no país. Assim, as usinas hidrelétricas estão com capacidade reduzida de produção de energia – o que obriga o acionamento máximo das usinas termelétricas, que custam mais para produzir eletricidade.
Por isso, a Agência recomenda aos cidadãos brasileiros que procurem economizar o uso de energia elétrica, evitando desperdícios. Algumas dicas para isso incluem a regulagem correta dos chuveiros e diminuição do tempo dos banhos; evitar portas e janelas abertas em ambientes com ar-condicionado; evitar deixar a porta da geladeira aberta por muito tempo; e utilizar ao máximo a iluminação natural, abrindo as janelas para deixar que a luz do sol ilumine os ambientes.
O sistema de bandeiras tarifárias foi criado pela Aneel para sinalizar o custo real da energia gerada no Brasil. As cores verde, amarela e vermelha indicam se a energia vai custar mais ou menos, de acordo com as condições de geração de eletricidade.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax