Destaques

Campanha promove a primeira infância

O Governo Federal lançou, nesta segunda-feira, campanha promovendo agosto como o mês da primeira infância. Promovida pelo Ministério da Cidadania, a campanha vai oferecer seminários, debates e atividades com representantes do governo e da sociedade civil que trabalham com políticas para os seis primeiros anos de vida, a chamada primeira infância.
Segundo o ministro da Cidadania, João Roma, as atividades ajudarão a pasta no planejamento e execução das políticas inovadoras e eficazes.
A estrutura neurológica e as conexões cerebrais são formadas ou se desenvolvem principalmente na primeira infância. Segundo o Centro Brasileiro de Pesquisa Aplicada à Primeira Infância, da Universidade de São Paulo, as experiências vividas nesse período podem marcar o indivíduo para sempre em termos de comportamento e saúde e também no desempenho escolar e profissional.
O assessor da Rede Nacional da Primeira Infância, Vital Didonet, destacou a importância da atenção integral à criança nessa etapa da vida.  
Vital Didonet reforça a necessidade de se aumentar o investimento social, integrando, por exemplo, políticas de educação, saúde e habitação voltada às famílias com crianças de até 6 anos.
Segundo o especialista, uma criança de até 6 anos que vive em situação de vulnerabilidade, pobreza, violência ou estresse acaba perdendo parte da capacidade de se desenvolver com saúde física e emocional adequada.

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo