São Paulo suspende calendário de vacinação de adolescentes
O Governo de São Paulo anunciou nessa quinta-feira que a data para começar a vacinação de adolescentes no estado está em aberto. Pelo cronograma inicial, a previsão era começar a vacinar pessoas com menos de 18 anos e adolescentes grávidas a partir do dia 18 de agosto.
Segundo o secretário executivo da Secretaria de Saúde do estado, Adriano Ribeiro, a decisão foi tomada depois que o Ministério da Saúde reduziu pela metade o número de doses do imunizante da Pfizer.
A Secretaria argumenta que todas as remessas de vacinas por parte do Ministério da Saúde para São Paulo fica sempre na casa na casa dos 20%. O percentual é equivalente à população do estado em relação ao país. Mas caiu para 10% no último envio.
Segundo o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, São Paulo tinha sido informado da redução, mas que se o Comitê Tripartite, que reúne o Ministério da Saúde, as secretarias estaduais e as secretarias municipais de saúde concordarem, a remessa pode ser corrigida.
O governo de São Paulo nega que tenha sido avisado. Segundo a procuradora do estado, Camila Pintarelli, a decisão fere a constituição e São Paulo vai entrar na justiça. Ela não deu detalhes de qual instância da justiça vai ser acionada.
Segundo a Secretaria de Saúde, a vacinação de outros grupos não vai sofrer mudanças porque eles podem usar outros imunizantes, o que não acontece no caso dos adolescentes.