Polícia do DF e RJ desarticula grupo que aplica golpes em empréstimos
Uma ação conjunta das polícias civis do Distrito Federal e do Rio de Janeiro desarticulou nesta quinta-feira um grupo especializado em aplicar golpes de empréstimos de dinheiro. Além do Rio e do DF, os criminosos atuavam nos estados de São Paulo e Pernambuco. A operação recebeu o nome de Shark, que significa tubarão, em inglês.
Os golpistas diziam que trabalhavam para empresas de consultoria financeira e, de acordo com a investigação, o esquema movimentou 90 milhões de reais.
O delegado titular da Coordenação de Repressão aos Crimes contra o Consumidor, Wisllei Salomão, explica que os golpistas que incentivavam a vítima a fazer empréstimo e transferir o valor aos criminosos que tinham o compromisso de pagar as prestações.
Somente no Distrito Federal, 70 pessoas foram enganadas. As vítimas normalmente eram servidores públicos, idosos e aposentados que possuem ou possuíram empréstimos consignados e que ainda têm margem para novos empréstimos. O contato inicial era sempre por meio de ligação telefônica.
Os criminosos chegavam a dizer que tinham autorização do Banco Central para telefonar para as vítimas e propor uma suposta renegociação das dívidas. Na prática, eles convenciam as pessoas a assinarem novos contratos com taxas mais elevadas. Outra forma de aplicar o golpe era convencer as pessoas a pagarem um valor em troca da liquidação do empréstimo. No fim das contas, o dinheiro era desviado e, além do prejuízo, a vítima continuava com a dívida.
Os policiais cumpriram 20 mandados de busca e apreensão, na região central de Brasília, em bairros das zonas Norte e Oeste da cidade do Rio de Janeiro e em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Os criminosos vão responder por crimes contra as relações de consumo, organização criminosa e lavagem de dinheiro.
Segurança Brasília 05/08/2021 – 21:20 Raquel Mariano / Beatriz Arcoverde Victor Ribeiro – Repórter da Rádio Nacional Operação Shark quinta-feira, 5 Agosto, 2021 – 21:20 2:51