Destaques

Portos movimentam 592 milhões de toneladas em produtos no 1º semestre

Apoie o PlanetaOsasco

Os portos brasileiros movimentaram 592 milhões de toneladas de produtos entre importações e exportações no primeiro semestre de 2021. O volume movimentado representou um crescimento de 9,4% comparado com o mesmo período do ano passado, quando o mundo enfrentava a primeira onda da pandemia do coronavírus.
O balanço é da Antaq, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários, e foi divulgado nesta quarta-feira.
Praticamente seis de cada dez toneladas que circularam pelos portos se enquadram na categoria granel sólido. Entram nessa conta produtos agrícolas como soja e milho e o minério de ferro.
Os dados também mostram que vem crescendo a participação dos portos privados. É nesses terminais que embarcam 87% do minério de ferro exportado pelo país e 97% do petróleo. Já os terminais públicos, as chamadas companhias docas, são responsáveis por 59% da soja e 77% dos contêineres que chegam e saem do país.
Para Flavia Takafashi, diretora da Antaq, os números apontam para uma retomada da economia.
O otimismo também está presente na projeção de crescimento do setor até o final do ano. Pelos cálculos da Antaq, os portos brasileiros devem movimentar no segundo semestre mais 626 milhões de toneladas e fechar o ano com 1,2 bilhão de toneladas. Se a estimativa se confirmar, um crescimento de 5,5% comparado com 2020.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax