Destaques

Pesquisa aponta que os jovens são os mais afetados pelo desemprego

A pesquisa mais recente do IBGE concluiu que o país tem 14,8 milhões de desempregados, o que representa 14,7% da população economicamente ativa. Mas esse índice é ainda maior entre os mais jovens. Na faixa etária de 14 a 17 anos, 46% estão em busca de trabalho. E, de 18 a 24 anos, o desemprego afeta 31% das pessoas.
Uma nota técnica divulgada nesta terça-feira pela Secretaria de Política Econômica, do Ministério da Economia, confirma essa situação. De acordo com a publicação, os jovens são a maior parcela das pessoas que vivem o chamado desemprego de longo prazo. É quando a pessoa passa mais de dois anos direto procurando uma vaga de trabalho.
De acordo com os técnicos da secretaria, o desemprego de longo prazo se caracteriza pelo predomínio de pessoas com idades de 17 a 29 anos. Outro dado levantado pela nota é que as mulheres ainda são mais afetadas, em uma proporção de duas jovens para um jovem do sexo masculino. Também é grande o número de pessoas com baixa escolaridade.
A nota técnica alerta, ainda, que quanto mais tempo uma pessoa fica desempregada, menor a chance de se recolocar no mercado de trabalho.
O objetivo da nota divulgada pelo Ministério da Economia foi fazer um raio-x dos desempregados no Brasil e entender quem são estas pessoas afetadas por um desemprego tão persistente.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax