Manchetes

Osasco: poucas ruas para muitos buracos

Editorial – A manutenção da pavimentação em ruas e avenidas de Osasco está nitidamente aquém do ideal. A avenida Visconde de Nova Granada possui buracos em toda a sua extensão, – mesmo no trecho reformado em 2013- e, inclusive, é um local que comumente causa danos severos em automóveis e motocicletas da cidade.

No começo do ano, um acidente grave envolvendo um motoboy foi registrado na ‘Marginalzinha’ (Av. das Nações Unidas) por conta de um buraco na pista central da via. Na maioria das vezes são ocorrências sequer registradas em órgão público.

Não são, portanto, casos isolados; a Nova Granada e a Marginalzinha estão acompanhadas de outras centenas de vias comprometidas. Inicialmente, o principal motivo é atribuído à falta de manutenção.

Buscamos entender, neste editorial, o caso dos “buracos recorrentes” -que aparecem nos mesmos locais várias vezes. Naturalmente, o motivo central não poderia ser a corriqueira justificativa de ‘falta de manutenção’.

Segundo a Imprensa Oficial do Município de Osasco, as empresas USICITY Pavimentação e CBB Indústria de Asfalto são as prestadoras (qualificadas em pregão) a prestar os serviços de manutenção ‘localizada’ após Outubro de 2014. A qualificação não garante que sejam essas as empresas prestadoras em toda a cidade.

Levantamos uma questão;

O preço do M³ do asfalto disparou 40% nos últimos 2 meses, fato que poderia levar à diminuição da qualidade do produto em algumas aplicações, isso seria praxe em Osasco?

No Bairro do Bela Vista, próximo ao centro da cidade, um buraco próximo a uma rotatória (arredores da Praça Luiz R. da Silva) foi tapado 5 vezes em menos de três meses -entre Outubro do ano passado e Fevereiro. Exatamente no mesmo local.

A (intuitiva) baixíssima qualidade do asfalto utilizado nessa reparação é um exemplo de draga dos recursos públicos municipais em tempos de redução de gastos.

Osasco registrou forte queda na arrecadação municipal e aumentou os gastos no ano de 2014. Essa receita permite entender que até as despesas com a recuperação da manta asfáltica deveriam racionalmente evitar o retrabalho.

Segundo o website Best Car, se você sofrer prejuízos decorrentes de buracos ou má sinalização, tome nota:

Para conseguir o ressarcimento:

1-) Somente pode ser solicitado quando há um dano real, substancial e mensurável.

2-) É necessário que o interessado solicite ao menos 3 (três) orçamentos por escrito, que especifiquem o que está danificado e qual é o valor gasto no conserto.

3-) Fotos do local, testemunhas e informações como endereço do local do buraco são importantes para dar seguimento no seu pedido.

4-) Se você utilizar o carro como meio de trabalho é possível requerer um ressarcimento pelos dias perdidos enquanto o carro estava na oficina.

No caso de vítimas, o procedimento deverá ser acompanhado de Boletim de Ocorrência. Todos os casos devem contar com auxílio de um advogado.

Editorial Portal PlanetaOsasco.com

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax