Destaques

Ministério da Justiça cria protocolo para padronizar a investigação de feminicídios

Ministério da Justiça cria protocolo para padronizar a investigação de feminicídios no país. O documento traz os procedimentos que devem ser adotados pelos peritos e policiais civis que investigam os feminicídios, que é o homicídio motivado pela condição de gênero das mulheres.

Uma das novidades é que a comunicação poder ser feita antes das 48 horas do desaparecimento da suposta vítima, como revelou o ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça.

A portaria que cria o protocolo foi publicada no Diário Oficial da União, mas o teor do documento só ficará disponível para os policiais civis e peritos criminais.

Segundo o ministério, as normas sobre como proceder na apuração de feminicídios vai tornar a investigação mais profissionalizada.

O protocolo enumera os procedimentos e diligências que devem ser feitas desde o registro da ocorrência até a conclusão da investigação.

Presente no lançamento da nova norma, a ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, criticou os que negam a particularidade do feminicídio.

Desde 2015, homicídios praticados contra a mulher em decorrência do simples fato de ela ser mulher são caracterizados como feminicídio.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax