Destaques

Eleições 2020: prazos do TSE terminam nesta sexta e sábado

Apoie o PlanetaOsasco

A pandemia do coronavírus alterou o modo do brasileiro estudar, trabalhar e se divertir, mas os prazos do calendário eleitoral do TSE, o Tribunal Superior Eleitoral, deste ano estão mantidos. É bom lembrar que as eleições municipais estão marcadas para os dias 4 e 25 de outubro. Até lá, os candidatos precisam seguir algumas regras para concorrer ao pleito.

Esta sexta-feira (3) é o último dia para que os vereadores que vão concorrer à reeleição ou ao cargo de prefeito possam mudar de partido, sem perder o mandato que ocupam. Eles tiveram um mês para fazer essa troca que começou em 5 de março.

Sábado (4), quando faltarão seis meses para o primeiro turno das eleições, será o último dia para que novas legendas, que desejem participar do pleito deste ano, sejam registradas no TSE.  Nesse mesmo dia, termina o prazo para os partidos políticos aprovarem a filiação de seus candidatos. E esses deverão obrigatoriamente ter domicílio eleitoral no local onde desejam concorrer às eleições.

Possivelmente, o partido que o presidente Jair Bolsonaro tenta criar – o Aliança pelo Brasil – não terá nenhum candidato concorrendo em outubro. Isso porque são necessárias 500 mil assinaturas reconhecidas em cartório, número ainda não alcançado. Por isso, ainda não há filiados oficiais. O anúncio do partido ocorreu no dia 12 de novembro de 2019, quando Bolsonaro saiu do PSL, o Partido Social Liberal.

Voltando aos prazos da eleição deste ano, termina também no sábado, dia 4, o prazo para que o presidente da República, governadores e prefeitos renunciem aos respectivos mandatos para tentarem outros cargos nas eleições municipais deste ano.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax