Destaques

Estudo aponta que homens são maioria entre imigrantes no RS

O haitiano James Charles chegou em 2013 ao Brasil e se instalou em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Ele é refugiado das graves crises política, econômica e social que assolam o país caribenho. James contou quais foram as principais dificuldades que encontrou.
James Charles é um resumo do perfil mais comum do imigrante que vive no Rio Grande do Sul. 61% são homens, 41% são jovens de 25 a 39 anos, e quase 10% têm ensino superior, enquanto a média brasileira não chega a 3%. A maioria vem do Haiti, da Venezuela ou do Uruguai. Foi o que apontou um estudo feito pelo governo gaúcho, que será usado para elaborar políticas públicas.
James é o atual presidente da Associação dos Haitianos no Rio Grande do Sul. Ainda no país-natal, ele fez faculdade de administração de empresas, mas essa qualificação não fez diferença na hora de conseguir emprego no Brasil.
O levantamento indica dois motivos para essa dificuldade no mercado de trabalho. Um é a dificuldade para validar o diploma no Brasil. O outro é que, devido à formação, alguns imigrantes acabam procurando vagas com melhores remunerações e, por isso, mais disputadas.
* Com produção de Daniel Lima.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax