Destaques

Pesquisadores da USP simulam uso de edição genética contra covid-19

A partir de simulações feitas com programas específicos de computador um grupo de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) encontrou uma possibilidade de edição gênica para combater o novo coronavírus. A proposta é induzir a mutação do gene que codifica a proteína ACE2 que atua como receptor do vírus nas células.
Segundo o artigo publicado na plataforma Preprints, ainda sem revisão pela comunidade científica, como a proteína também tem um papel importante na regulação da pressão arterial, não é possível simplesmente usar uma droga que reduza a expressão da ACE2. Por isso, os pesquisadores simularam mutações específicas no gene responsável pela codificação da proteína para apenas interferir na interação com o vírus e a célula, reduzindo a capacidade de infecção.
Para conseguir esse efeito, as simulações usaram o sistema CRISPR/Cas9, que vem sendo utilizado por cientistas em diversas partes do mundo nos últimos anos. Com ele, é possível induzir as alterações precisas no material genético das células dos organismos vivos. A técnica usa a capacidade das células de guardar material genético de vírus. Assim, os cientistas usam vírus benignos previamente modificados para levar as informações de interesse para o material genético das células, induzindo as alterações desejadas.
Nesse caso, a proteína seria modificada somente em relação a aderência do novo coronavírus, mantendo as características necessárias para o bom funcionamento do organismo.
A partir dos resultados conseguidos nas simulações por computador, o grupo pretende se associar a pesquisadores de virologia para conduzir experimentos em laboratório.
O trabalho foi assinado por 15 pesquisadores das faculdades de Medicina e de Odontologia do campus da USP em Ribeirão Preto (interior paulista). O estudo é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax