Destaques

Testes com vacina de Oxford contra Covid-19 começam em São Paulo

Os testes em voluntários brasileiros da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford, na Inglaterra, contra a covid-19 começaram no fim de semana na Unifesp, que é a Universidade Federal de São Paulo. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (22) pela Fundação Lemann, que financia o projeto.

São dois mil voluntários em São Paulo e mil no Rio de Janeiro. Esses voluntários são profissionais de saúde que têm entre 18 e 55 anos e também outros funcionários que atuam no Hospital São Paulo, que é ligado à Escola Paulista Medicina, da Unifesp.

Os testes dessa vacina aqui no Brasil foram anunciados no início do mês. Os resultados vão contribuir para o registro da vacina no Reino Unido, previsto para o fim deste ano. Mas, o registro formal dela só vai ocorrer depois do fim dos estudos em todos os países que estão participando dos testes.

Aqui no Brasil, a gente tá na fase 3 de testes, o que, segundo a Unifesp, significa que a vacina está entre os estágios mais avançados de desenvolvimento.

Nós somos o primeiro país fora do Reino Unido a iniciar testes com essa vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford. Um dos motivos para a escolha foi o fato de a pandemia estar em ascensão aqui.

Agora tem outra vacina, desenvolvida pela empresa chinesa Sinovac, que deverá começar a ser testada no Brasil no mês que vem, em parceria com o Instituto Butantan, vinculado ao governo do estado de São Paulo. Nesse caso, os testes serão financiados pelo governo paulista e deverá contar com 9 mil voluntários. Caso a vacina seja bem-sucedida, o acordo prevê a possibilidade ser produzida pelo Instituto Butantan.

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo