Destaques

Ministério da Agricultura declara emergência fitossanitária com aproximação de nuvem de gafanhotos

Uma nuvem de gafanhotos que se desloca pela Argentina, em uma região próxima ao sul do Brasil, fez o Ministério da Agricultura decretar estado de emergência fitossanitária nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Isso significa que será implementado um plano para adotar medidas emergenciais com o objetivo de acabar com a praga. A portaria com essa iniciativa foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (25) e tem validade de um ano.

Essa nuvem de insetos teve origem no Paraguai e está atravessando a Argentina, em direção ao sul, seguindo para o Uruguai, deixando um rastro de destruição nas lavouras de milho.

No entanto, segundo o Ministério da Agricultura, as chances de os gafanhotos avançarem para o Brasil são pouco prováveis, por causa das condições climáticas da região no momento.

Mesmo com a possibilidade de a nuvem não atingir o nosso país, um grupo de trabalho do governo federal está em alerta para atuar em conjunto com equipes técnicas de defesa agropecuária do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

O chefe da Divisão de Defesa Sanitária Vegetal da Secretaria da Agricultura gaúcha, Ricardo Felicetti, explica o que será feito e  acrescenta quais culturas podem ser afetadas se o fenômeno chegar ao Rio Grande do Sul.

Não é a primeira vez que uma nuvem de gafanhotos preocupa o Brasil. Desde 2015, existe a formação desse fenômeno de insetos em países vizinhos, como a Bolívia, o Paraguai e a Argentina, com certa frequência. Por isso, o Ministério da Agricultura trabalha na elaboração de um manual de orientações com medidas de controle da praga.

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo