Destaques

Funcionários dão abraço na Cinemateca em defesa da instituição

Cineastas e funcionários da Cinemateca Brasileira fizeram hoje (14) uma manifestação na capital paulista em defesa da instituição. Eles abraçaram o edifício-sede da entidade na Vila Clementino, zona sul de São Paulo, para chamar a atenção pela falta de pagamentos de salários e pela não renovação de contratos de manutenção do prédio e do acervo audiovisual, o maior da América do Sul.
“Há um mês e meio fizemos uma manifestação, em que foi lido um manifesto apoiado por 42 entidades nacionais e 39 entidades internacionais, nós pedimos soluções urgentes para a cinemateca. Os problemas apontados já naquela ocasião se aprofundaram. O estado está cada vez mais crítico. Os funcionários vão para três meses e meio sem receber. Não há nenhuma solução apontada”, disse o cineasta e coordenador do grupo de trabalho da Associação Paulista de Cineastas (Apaci) – SOS Cinemateca, Roberto Gervitz.
Segundo Gervitz, a cinemateca está, por exemplo, sem contrato para o serviço de brigada de incêndio e o serviço de vigilância deve ser interrompido nesta quarta-feira (15). 
Em nota, o Ministério do Turismo, a quem a Secretaria de Cultura está vinculada, disse que “segue trabalhando para alinhar as ações e definir, dentro das competências institucionais e da legalidade, a forma ideal para o funcionamento pleno e a reincorporação da Cinemateca à União”. 
Segundo a nota, na manhã desta terça-feira, quatro técnicos do ministério foram à cinemateca, para solucionar as contratações emergenciais que estão em andamento para atender o órgão: segurança, brigadista, climatização, entre outros. Segundo o ministério, os servidores foram barrados na entrada do local. “Diante da negativa de acesso, os mesmos registraram um boletim de ocorrência”, informou o ministério.
A  Cinemateca Brasileira tem uma acervo composto por mais de 250 mil rolos de filmes e mais de 1 milhão de volumes que documentam a história do cinema nacional. Entre outras raridades estão filmes do movimento Cinema Novo, arquivos da TV Tupi e películas filmadas no século 19.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax