Brasil tem 1.367 novas mortes por Covid-19, e total passa de 81 mil
O Brasil registrou mais 41 mil contaminados e 1.367 novas mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira. Ao todo, já são 2,159 milhões de casos confirmados e mais de 81 mil mortos pelo coronavírus.
Com o crescimento acelerado da contaminação pela Covid no Rio Grande do Sul, o ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, se reuniu nesta terça-feira com autoridades locais para discutir ações contra a doença.
O estado registrou nesta terça, ao todo, mais de 49 mil casos confirmados e 1.349 mortes pela Covid-19. A ocupação das UTIs está em 77%.
O ministro Pazuello afirmou que a pasta está adaptando protocolos a partir das experiências com a pandemia em outros estados que já passaram pelo pico, estabelecendo que o diagnóstico da doença agora deve ser feito pelo médico, podendo ser aprofundado por exames laboratoriais.
Pazuello afirmou que a situação do Rio Grande do Sul está sob controle e não o preocupa.
O governador gaúcho, Eduardo Leite, disse que o Ministério da Saúde está enviando mais de 100 novos respiradores para o estado, além de equipamentos para aumentar a capacidade laboratorial.
O ministro da Saúde falou sobre o fim do convênio com a Universidade de Pelotas, que realizou a maior pesquisa epidemiológica sobre a Covid-19 no país, afirmando que o resultado ficou muito regionalizado.
O Ministério da Saúde ainda publicou, nesta terça-feira, portaria que torna obrigatória a notificação de resultados de testes para o coronavírus realizados em laboratórios da rede pública ou privada. A notificação deve ser realizada no prazo de até 24 horas a partir do resultado do teste.
Nesta quarta-feira, o ministro Eduardo Pazuello visita o estado de Santa Catarina.