Destaques

Especial: Entre apoios e protestos, Brasília sai do papel pelas mãos de Juscelino Kubitschek

Era 4 de abril de 1955 quando, em um comício na cidade goiana de Jataí, o então governador de Minas Gerais e candidato à Presidência da República Juscelino Kubitschek foi surpreendido por Antônio Soares Neto, o Toniquinho da Farmácia.
O próprio JK gravou um depoimento lembrando o episódio.

Quando inaugurou Brasília, em 21 de abril de 1960, o presidente Juscelino Kubitschek cumpriu um mandamento constitucional que havia sido ignorado pelos antecessores. Três das quatro Constituições do Brasil República determinavam a transferência da capital para o interior, desde 1891. E estudos sobre a mudança já estavam em curso.
O publicitário João Carlos Amador, autor do livro “Histórias de Brasília”, conta que a pergunta de Toniquinho não foi tão surpreendente quanto disse Juscelino.

Desde a República Velha, os mapas oficiais já traziam o retângulo de 90 quilômetros de extensão por 160 quilômetros de largura conhecido como Quadrilátero Cruls.
Mas a nova capital enfrentava resistência até mesmo por parte de parlamentares. Alguns eram contra a mudança para o Planalto Central e sugeriam outras localidades, enquanto outros não queriam nem discutir a possibilidade de tirar a capital do Rio de Janeiro.
Foi baseada na Constituição de 1891 que o presidente Epitácio Pessoa determinou, em 1922, o lançamento da pedra fundamental da nova capital, na cidade de Planaltina.
A Constituição de 1934, na Segunda República, manteve o plano de transferir a capital, mas a do Estado Novo, em 1937, deixou o assunto de lado.

Depois de inúmeras greves e protestos contra o governo, a mudança voltou ao texto constitucional de 1946, como forma de afastar a pressão sobre o centro do poder e evitar golpes de Estado.
O escritor e pesquisador João Carlos Amador afirma que até mesmo Juscelino Kubitschek se via ameaçado com a capital no Rio de Janeiro.

Com a decisão de mudar a capital, faltava escolher o projeto a ser construído. 
Com produção de Graziele Bezerra.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax