Esportes

Putin acusa COI de usar Jogos Olímpicos como instrumento político

O presidente russo, Vladimir Putin, criticou o Comitê Olímpico Internacional (COI) nesta quinta-feira (19) por ter efetivamente suspendido a Rússia do movimento olímpico, acusando-o de usar os Jogos como uma ferramenta política e de racismo.

Na semana passada, o COI baniu o Comitê Olímpico Russo por reconhecer órgãos regionais de quatro territórios que Moscou alega ter anexado da Ucrânia.

“Graças a alguns dos líderes do moderno Comitê Olímpico Internacional, aprendemos que um convite para os Jogos não é um direito incondicional dos melhores atletas, mas uma espécie de privilégio, e pode ser conquistado não por resultados esportivos, mas por gestos políticos que não têm nada a ver com o esporte”, disse Putin na conferência “Rússia – Potência Esportiva” na cidade de Perm, nos Urais. “E que os próprios Jogos podem ser usados como um instrumento de pressão política contra pessoas que não têm nada a ver com política. E como uma discriminação étnica grosseira e, de fato, racista.”

A Rússia está em desacordo com o movimento olímpico desde seus Jogos de Inverno de Sochi em 2014, onde se descobriu que seus atletas se beneficiaram durante anos de um programa de doping patrocinado pelo Estado em larga escala – algo que Moscou negou.

Como resultado, desde 2018, os russos considerados livres de doping têm sido autorizados a competir nas Olimpíadas apenas sob bandeiras neutras. O COI não informou na semana passada se eles seriam admitidos em Paris 2024.

A invasão em grande escala da Ucrânia pela Rússia no ano passado, que o país chama de “operação militar especial”, desencadeou mais sanções esportivas, incluindo a exclusão do futebol internacional.

Na quinta-feira (19), Putin elogiou os novos eventos multinacionais entre países não ocidentais para os esportistas russos, incluindo jogos que serão organizados pelo grupo Brics de países emergentes na cidade de Kazan no próximo ano.

* É proibida a reprodução deste conteúdo.

Via EBC – IMG Oficial Divulgação
Conteúdo inspirado ou obtido com base em plataforma ‘.gov.br’
Verificado por RJ983 – Conteúdo marcado como ‘verificado’.
Img não armazenada em nossos servidores.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

Albino S.

Acompanho e apuro informações e publico notícias de Carapicuíba e região.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax