Economia

Petrobras confirma a saída do diretor Mauricio Tolmasquim.

A Petrobras anunciou, na noite de sexta-feira (23), a saída de Mauricio Tolmasquim do cargo de diretor de Transição Energética e Sustentabilidade. Ele permanecerá na função até a próxima terça-feira (27) e deixará a empresa para se tornar conselheiro da Eletrobras, uma companhia privada do setor elétrico.

A decisão foi tomada pelo conselho de administração da Petrobras em comum acordo com Tolmasquim. Há dois meses, ele havia informado à empresa sobre sua indicação para uma vaga no conselho da Eletrobras, em uma eleição marcada para o final de abril. Na oportunidade, a Petrobras declarou que iria avaliar a possibilidade de conflito de interesses, considerando que ambas as empresas operam no setor de energia.

William França, diretor executivo de Processos Industriais e Produtos, assumirá interinamente a posição de Tolmasquim.

Energia e Sustentabilidade

Ex-presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), vinculada ao Ministério de Minas e Energia, Mauricio Tolmasquim é reconhecido como especialista em energia e transição energética. Ele atuou na Petrobras desde 2023.

Uma das últimas iniciativas de Tolmasquim à frente da diretoria de Sustentabilidade foi a atualização do Caderno de Mudança do Clima, que foi divulgado nesta sexta-feira.

Esse documento contém informações sobre a pegada de carbono da empresa, lista ações de redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) durante os processos de exploração, produção e comercialização de combustíveis, além de destacar iniciativas em busca de fontes de energia mais sustentáveis.

Em uma entrevista exclusiva à Agência Brasil, Tolmasquim revelou que as emissões absolutas de GEE resultantes das operações da Petrobras totalizaram 47 milhões de toneladas de dióxido de carbono (CO²).

Esse número está alinhado com as emissões de 2022 (48 milhões) e 2023 (46 milhões) e representa uma redução de 40% em comparação a 2015.

“Todas as ações estão institucionalizadas, então, independentemente de qualquer pessoa que esteja aqui, elas vão adiante, isso eu tenho certeza”, afirmou.

Conteúdo Revisado

Albino S.

Acompanho e apuro informações e publico notícias de Carapicuíba e região.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo