Lula divulgará financiamento para que entregadores adquiram motocicletas elétricas.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que, ainda neste mês, pretende divulgar uma linha de crédito especial destinada a facilitar a aquisição de motocicletas elétricas para motoristas de aplicativos em todo o Brasil. Essa proposta faz parte de um conjunto de iniciativas que também inclui a distribuição gratuita de botijões de gás para famílias de baixa renda e um programa de financiamento para reformas em residências.
Durante sua participação no podcast Mano a Mano, apresentado pelo músico Mano Brown e pela jornalista Semayat Oliveira, Lula mencionou: “Tenho três programas para anunciar”. O episódio foi disponibilizado na última quinta-feira (19).
“Ainda este mês, vou anunciar um programa de crédito para reformas em casas. Muitas vezes, as pessoas não desejam uma casa nova, mas sim fazer melhorias, como adicionar um quarto ou um novo banheiro. Por isso, iremos abrir uma linha de crédito para reformas”, destacou Lula, que também se referiu à meta do governo federal de entregar 3 milhões de novas unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida até o final de seu mandato, em dezembro de 2026.
“Além disso, vou estabelecer uma linha de crédito para financiar motocicletas elétricas para entregadores de alimentos em nosso país. Também vamos anunciar a distribuição de gás de cozinha para as pessoas mais carentes, como parte da cesta básica”, prometeu Lula.
>> Acompanhe o canal da Agência Brasil no WhatsApp
No início deste mês, Lula já havia mencionado que o governo federal estava analisando a implementação de uma linha de crédito para entregadores de aplicativos adquirirem motocicletas, sem especificar que seriam elétricas.
A distribuição gratuita de botijões de gás de 13 quilos para famílias de baixa renda registradas no Cadastro Único (CadÚnico) está sendo planejada desde 2024, como uma forma de aumentar o acesso ao gás liquefeito de petróleo (GLP).
“Um botijão de gás custa cerca de R$ 37 na Petrobras, mas chega às pessoas por R$ 140. Estamos buscando maneiras para que essas famílias mais necessitadas recebam o gás gratuitamente”, concluiu Lula.
Conteúdo Revisado