Calderano conquista o inédito segundo lugar no Campeonato Mundial de Tênis de Mesa.

O brasileiro Hugo Calderano conquistou o vice-campeonato mundial neste domingo (25) em Doha, Catar, após uma campanha histórica para os mesatenistas das Américas.
O carioca de 28 anos, que ocupa o 3º lugar no ranking mundial, foi derrotado na final pelo chinês Wang Chuqin, atual vice-líder do ranking, com um placar de 4 sets a 1, com os seguintes parciais: 12-10, 11-3, 4-11, 11-2 e 11-7.
Essa foi a primeira vez que o brasileiro chegou a uma final de Campeonato Mundial, um feito que historicamente era dominado por atletas asiáticos e europeus.
A derrota para Chuqin ocorreu um mês após a vitória de Calderano sobre o chinês na semifinal da Copa do Mundo, em Macau, onde ele venceu de virada por 4 sets a 3. Com essa nova partida, o histórico entre os dois atletas agora é de cinco vitórias para o chinês em sete confrontos.
Wang conquistou seu primeiro título mundial, já que em 2023 ele havia chegado à final, mas ficou com a medalha de prata. A China continua a ser a maior potência no tênis de mesa, tendo conquistado o topo do pódio nas últimas 11 edições do Mundial.
“Hoje não consegui mostrar o meu melhor desempenho. A parte física pesou bastante, e o jogo de ontem me deixou esgotado. Tentei me recuperar da melhor forma, mas durante a partida percebi que não tinha mais energia”, declarou Calderano após a derrota.
Apesar do revés, a conquista da medalha de prata inédita para o Brasil foi motivo de celebração para o atleta carioca.
“Foi um torneio incrível. Se alguém me dissesse antes que eu sairia com uma medalha, eu ficaria muito feliz. No fim, fiz o melhor que consegui. Isso tem um significado enorme, pois sempre foi um dos meus grandes objetivos. Anos atrás, era difícil para um brasileiro sonhar com uma medalha no Mundial, e agora conseguimos”, refletiu.
“É claro que fico com um gostinho de quero mais, gostaria de sair como campeão mundial, mas certamente terei outras oportunidades. Vou continuar elevando meu nível e me preparando para estar ainda melhor nas próximas competições”, finalizou.
Após nove temporadas jogando pelo Liebherr Ochsenhausen, na Alemanha, Calderano agora se concentrará na final da liga alemã de tênis de mesa, que ocorrerá contra o Borussia Düsseldorf, em 15 de junho.
Conteúdo Verificado