Sem derrotas, equipes brasileiras determinam seu destino na Copa do Mundo de Clubes.

A terceira e última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo de Clubes da FIFA, que está acontecendo nos Estados Unidos, terá início nesta segunda-feira (23). Os quatro clubes brasileiros ainda estão invictos e têm chance de avançar para as oitavas de final. O Flamengo já garantiu sua classificação, enquanto Palmeiras, Botafogo e Fluminense, que lideram seus grupos, estão próximos de também assegurar suas vagas.
O Botafogo será o primeiro a entrar em campo. Líder do Grupo B com seis pontos, o Glorioso enfrentará o Atlético de Madrid, da Espanha, no Rose Bowl, em Los Angeles, às 16h (horário de Brasília). Após vencer o Paris Saint-Germain, atual campeão europeu, por 1 a 0, o time alvinegro garante a classificação com um empate.
O Botafogo se classificará mesmo se perder por um ou dois gols de diferença. Se a derrota for por três ou mais gols, o time precisará torcer para que o PSG não vença o Seattle Sounders, dos Estados Unidos, em um jogo que ocorrerá ao mesmo tempo no Seattle Field.
Mais tarde, às 22h, o Palmeiras enfrentará o Inter Miami no Hard Rock Stadium, em casa do adversário, para decidir seu futuro na competição. Ambas as equipes têm quatro pontos e lideram o Grupo A, com o Verdão em vantagem pelo saldo de gols. Um empate garante a classificação de ambos, com o Palmeiras na primeira posição.
Se o Palmeiras perder para a equipe do craque Lionel Messi, torcerá pela vitória do Al Ahly, do Egito, sobre o Porto, de Portugal, que também jogará às 22h no Metlife Stadium. Como o primeiro critério de desempate é o confronto direto, mesmo que o Palmeiras termine empatado em pontos com os egípcios, ainda ficaria à frente na classificação, pois venceu o Al Ahly por 2 a 0. Se o Porto vencer, o Verdão avança desde que a vitória seja por apenas um gol de diferença.
Há também a possibilidade de um confronto brasileiro nas oitavas de final, entre Palmeiras e Botafogo, desde que um deles seja líder de seu grupo e o outro avance como segundo colocado.
Classificação garantida
O Flamengo jogará na terça-feira (24), às 22h, no Camping World Stadium, em Orlando, contra o Los Angeles Football Club (LAFC). O Rubro-Negro já está classificado e garantiu a liderança do Grupo D, somando seis pontos. Embora Chelsea, da Inglaterra, e Esperánce, da Tunísia, possam igualar a pontuação, não conseguirão ultrapassar os brasileiros devido ao critério do confronto direto – ambos foram derrotados pelos cariocas.
Nas oitavas de final, o Flamengo enfrentará o segundo colocado do Grupo C, que será definido mais cedo, após os jogos das 16h. O Benfica, de Portugal, com quatro pontos, é o adversário mais provável, já que pode se classificar com um empate diante do líder Bayern de Munique, que possui seis pontos. Esse jogo acontecerá no Bank of America Stadium, em Charlotte. Se o Benfica vencer, os alemães serão os rivais do Flamengo.
Se o Benfica perder, o Boca Juniors, da Argentina, poderá ser o próximo adversário do Flamengo, desde que ganhe do Auckland City, da Nova Zelândia, no Geodis Park, em Nashville, e consiga tirar a diferença de sete gols de saldo para os portugueses.
A um empate da classificação
O Fluminense jogará na quarta-feira (25), às 16h, contra o Mamelodi Sundowns, da África do Sul, em Miami. O Tricolor lidera o Grupo F com quatro pontos, empatado com o Borussia Dortmund, da Alemanha, mas à frente pelo saldo de gols (dois a um). Um empate é suficiente para garantir a classificação dos cariocas.