Esportes

Calderano é eliminado de competição nos EUA devido a problemas burocráticos com o visto.

O mesatenista brasileiro Hugo Calderano, atualmente classificado como o número 3 do mundo, não poderá participar do WTT Grand Smash nos Estados Unidos, que ocorrerá em Las Vegas, devido a um problema inédito com seu visto de entrada no país. Esta competição, que é uma das mais importantes do circuito mundial de tênis de mesa, tem início nesta sexta-feira (4). Calderano foi notificado pela Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA (CBP) de que não era mais elegível para a isenção de visto, uma vez que havia viajado a Cuba em 2023. Embora possua cidadania e passaporte portugueses, que garantem isenção de visto para cidadãos da União Europeia, essa viagem resultou em complicações.

“Segui o mesmo protocolo de todas as viagens anteriores aos Estados Unidos usando meu passaporte português. Quando fui informado sobre a situação, mobilizei minha equipe para conseguir um visto de emergência, mas, infelizmente, não houve tempo suficiente. É frustrante perder uma das mais importantes competições da temporada por questões que estão além do meu controle, especialmente após ter alcançado resultados tão positivos”, lamentou o vice-campeão mundial de tênis de mesa.

O atleta brasileiro viajou a Cuba para participar do Campeonato Pan-Americano e do torneio de qualificação para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, ambos organizados pela Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF).

Acostumado a viajar para os EUA, Calderano solicitou, como de costume, a dispensa de visto através do Sistema Eletrônico para Autorização de Viagem (ESTA). Contudo, ao notar a demora na confirmação de sua solicitação, ele procurou esclarecimentos com a Alfândega e Proteção de Fronteiras e descobriu que a sua viagem a Cuba em 2023 foi o motivo da não autorização.

Após essa descoberta, a equipe de Calderano começou a buscar um visto de emergência, contando com o apoio da Associação de Tênis de Mesa dos Estados Unidos (USATT) e do Comitê Olímpico e Paralímpico dos Estados Unidos (USOPC). Embora tenha conseguido um agendamento emergencial, a assessoria do atleta informou que não houve disponibilidade para a entrevista consular necessária, o que impossibilitou sua participação em Las Vegas.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Na seção de “viagens” do site do governo federal dos EUA, há restrições para cidadãos que participam do Programa de Isenção de Visto e Prevenção de Viagem Terroristas de 2025. Uma das restrições se aplica a indivíduos que estiveram em Cuba em ou após 12 de janeiro de 2021, exceto em casos de viagens diplomáticas ou militares em nome de um país membro do Programa de Isenção.

No último fim de semana, Calderano conquistou o WTT Star Contender em Ljubljana, na Eslovênia. Após nove temporadas, ele encerrou sua trajetória no clube alemão Ochsenhausen em grande estilo, liderando a equipe na conquista da Liga Alemã de tênis de mesa.

Conteúdo Verificado

Albino S.

Acompanho e apuro informações e publico notícias de Carapicuíba e região.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo