Destaques

Setor de serviços avança 0,6% em janeiro

O setor de serviços começou o ano com alta de 0,6 % em janeiro, após registrar estabilidade em dezembro. Apesar da leve recuperação, o segmento ainda se encontra 3% abaixo do patamar de fevereiro de 2020 (período pré-pandemia). Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada nesta terça-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo, disse que mesmo com o resultado (o oitavo não negativo seguido) os avanços ainda não foram suficientes para eliminar as perdas observadas no setor, um dos mais afetados pelas medidas impostas para conter o novo coronavírus.
Frente a janeiro do ano passado, o levantamento aponta para uma retração de 4,7% – a décima primeira queda consecutiva nessa base de comparação. No acumulado dos últimos doze meses, o volume de serviços registrou resultado negativo de 8,3%, o mais intenso desde o início da série histórica em dezembro de 2012.
O gerente da pesquisa explica que a alta em janeiro foi puxada por duas das cinco atividades pesquisadas, com destaque para os transportes – responsáveis pelo maior impacto positivo no índice de janeiro. 
Já outros serviços (serviços de informação e comunicação e serviços prestados às famílias) apresentaram queda na passagem de dezembro para janeiro.
Doze das 27 unidades da federação investigadas registraram taxas positivas, com destaque para do Distrito Federal, São Paulo e Minas Gerais. A Bahia teve a principal retração em termos regionais.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax