Destaques

Após reabertura, Marília e Registro terão de voltar a fechar comércio

Após terem reaberto o comércio, as regiões de Marília e de Registro, no interior de São Paulo, terão de voltar a fechar suas lojas.
Essas regiões foram reclassificadas pelo governo paulista e agora estarão na fase 1 (vermelha), de maior restrição de atividades por causa da pandemia do coronavírus – e terão que manter a quarentena, na qual somente serviços considerados essenciais, como de logística, saúde, segurança e abastecimento, poderão funcionar.
“Sempre que necessário tomaremos medidas mais duras”, disse o governador de São Paulo, João Doria, justificando a medida. “Hoje, infelizmente, temos regressão. Devido à intensificação da pandemia em algumas áreas do interior do estado de São Paulo, o Centro de Contingência do Coronavírus de São Paulo determinou a reclassificação dessas duas regiões”, acrescentou o governador.
Os dois municípios estavam, desde a semana passada, na fase 2 (laranja), chamada de “controle” pelo Plano São Paulo [plano de retomada econômica do estado].
O Plano São Paulo é regionalizado e dividido em cinco fases. Na fase laranja, as regiões podem reabrir serviços como shoppings, comércio de rua, concessionárias e escritórios, desde que limitem o acesso a 20% do público e o período de funcionamento diário a 4 horas.
Com isso, o estado terá agora cinco regiões classificadas na fase 1 (vermelha). Além de Marília e de Registro, também se encontram nesta situação, desde a semana passada, as regiões de Barretos, Presidente Prudente e Ribeirão Preto. As demais regiões do estado permanecem na fase 2 (laranja).
“O que fica claro é que nessas duas regiões, de Marília e de Registro, teve aumento de internações significativo. Ou seja, na região de Marília aumentou 51% [o número de internações essa semana na comparação com a anterior] e na região de Registro, 67%. Isso aponta para possibilidade de um excesso de casos graves para o sistema de saúde. Então, por isso, essas duas regiões, neste momento, estão classificadas no vermelho. Elas retrocederam em relação ao período anterior”, explicou o coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo, Carlos Carvalho.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, as regiões de Presidente Prudente, Barretos e Ribeirão Preto, que estão na fase vermelha desde a semana passada, seguindo o que foi estabelecido no Plano São Paulo, já começam a mostrar uma melhora em seus indicadores. “Mas regiões que fazem uma flexibilização maior do que o Plano São Paulo indica, acabam tendo os indicadores piorando, que foi o que aconteceu com Marília e Registro”, disse.
Vinholi afirmou que o governo já destinou respiradores para essas duas regiões e deve enviar mais aparelhos até o final desta semana. “Marília, no dia 12 de junho, tinha variação de internações de 29% e veio para 51%. Agimos nesse período, aumentando a capacidade hospitalar dessas regiões. Já tivemos 41 respiradores distribuídos, somando mais 29 respiradores que serão distribuídos ainda nesse final de semana. Teremos aumentado em 55% a capacidade hospitalar da região de Marília”, destacou Vinholi. “Já colocamos dez respiradores na região de Registro e agora, mais 10 leitos no Hospital Regional do Vale do Ribeira, aumento de 100% na capacidade hospitalar da região”, acrescentou.
Recomendação
As cidades de Campinas e de Sorocaba também apresentaram aumento no número de internações e geraram preocupação no governo. Embora suas regiões estejam com melhores indicadores e estejam classificadas na fase 2 (laranja) do Plano São Paulo, o governo recomendou aos prefeitos de ambas as cidades que voltem a fechar seus comércios, mantendo a quarentena.
“O Centro de Contingência está fazendo uma nota técnica, sugerindo que esses prefeitos possam tomar a atitude de promover o fechamento desses municípios, nesse instante, devido a essa evolução, assim como fez o prefeito de Valinhos, se antecipando à nota técnica e fazendo esse fechamento”, disse Carlos Carvalho.
“Pela média da região, ela ainda está na fase laranja. Mas esses dois municípios estão em uma situação que está apontando para a possibilidade de um grande número de casos no sistema específico daquele município. A regional está com média ainda adequada de leitos, mas esses municípios estão entrando em uma zona mais perigosa”, acrescentou.
Indicadores no estado
Segundo a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, o estado de São Paulo vem melhorando, nas últimas semanas, alguns indicadores relacionados à evolução da pandemia. O Plano São Paulo analisa cinco indicadores: taxa de ocupação de leitos de unidades de terapia intensiva (UTI), quantidade de leitos de UTI disponíveis a cada 100 mil habitantes, a quantidade de casos, a quantidade de óbitos e a taxa de ocupação de novas internações.
“A taxa de ocupação de leitos de UTI estava em 69,1% no dia 9 de junho. Ontem (18 de junho) ela estava em 66,5%. Essa é a média do estado. Houve piora em algumas regiões, mas, no geral, fomos de 69% para 66%”, disse a secretária.
O estado, segundo ela, também conseguiu aumentar a capacidade de leitos de UTI para tratamento de coronavírus. Com isso, a capacidade do sistema, que era de 18,1 para cada 100 mil habitantes passou para 19,1 para cada 100 mil habitantes. Já o número de internações evoluiu de 13.181 na semana anterior para 13.100 nesta última semana.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax