Destaques

Ministério da Educação prepara PEC do novo Fundeb para enviar este ano ao Congresso

Chegar à primeira posição do Pisa entre os países da América Latina em 2030. Esta é a meta que o ministro da Educação, Abraham Weintraub, diz que irá perseguir. O ministro apresentou, nesta quinta-feira, um balanço das ações do MEC em 2019 e afirmou que quer transformar o Brasil em referência na educação do continente sul-americano.

O Pisa é o Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes e mede a qualidade da educação básica em 77 países. Em 2018, o Brasil ficou na posição 57. Uma leve melhora em relação a edição anterior, mas apenas dois a cada 100 estudantes brasileiros atingiram as melhores notas nas três das disciplinas avaliadas, que são: leitura; matemática e ciências.

China e Singapura lideram os rankings. O Brasil fica atrás de países como Costa Rica, Chile e México. Supera, no entanto, Colômbia e Peru em leitura e a Argentina em leitura e matemática.

Sobre o balanço da gestão do MEC em 2019, a pasta destacou o programa das escolas cívico-militares, o aumento do investimento em internet banda larga nas escolas e a criação da carteira de estudante digital, totalmente gratuita.

O ministro Weintraub ainda informou que vai enviar ao Congresso Nacional neste ano uma PEC, Proposta de Emenda à Constituição, para o novo Fundeb, o Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica, que, pela atual lei, acaba no final do ano e precisaria ser renovado. O ministério propõe aumentar de 10% para 15% os recursos do fundo aportados pela União, além de cobrar resultados dos estados.

A proposta apresentada no Congresso pela relatora do projeto, a deputada Dorinha, do DEM do Tocantins, prevê um aumento maior da participação da União no financiamento do fundo, chegando a 40% em 2031. A proposta é rejeitada pelo governo.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax