Observatório

Governo de SP inicia treinamentos para operação SP Sem Fogo

A ação é feita em parceria com prefeituras e o Corpo de Bombeiros durante a fase amarela da operação

A Defesa Civil do Estado abriu nesta terça-feira (2) a temporada de oficinas preparatórias para a operação São Paulo Sem Fogo. A ação é feita em parceria com prefeituras e o Corpo de Bombeiros durante a fase amarela da operação, antecipando o planejamento estratégico para o próximo período de estiagem.

“As oficinas preparatórias são parte fundamental de todo o processo que desenvolvemos ao longo do ano. A capacitação dos nossos agentes permite uma estrutura de Defesa Civil mais forte e preparada para enfrentarmos os inúmeros desafios que nos são impostos. Graças a todo este trabalho, conseguimos reduzir significativamente o número dos focos de incêndio em 2023”, afirmou o secretário-chefe da Casa Militar e coordenador estadual da Defesa Civil, coronel PM Henguel Ricardo Pereira.

Durante as oficinas, equipes estaduais de capacitação percorrem as cidades paulistas e aplicam treinamentos para agentes das Defesas Civis municipais, brigadistas e voluntários com foco na redução de queimadas e incêndios tanto em áreas verdes urbanas como nas regiões de matas e florestas.

O treinamento deste ano vai oferecer instruções teóricas e práticas sobre planos de contingência e previsão meteorológica; emissão de alertas e comunicação em desastres; incêndios florestais e danos à fauna; e saúde pública no período de estiagem.

Em 2023, 2,3 mil agentes e brigadistas de 604 municípios participaram das atividades de capacitação, abrangendo todas as áreas acometidas pelos incêndios florestais. O investimento do Estado em treinamentos contribuiu para a redução recorde de incêndios florestais no ano passado: em todo o estado, a área total atingida por incêndios florestais foi de 1.030 hectares, 86% a menos que em 2022.

Prevenção permanente

O Governo de São Paulo ampliou o trabalho de prevenção e combate a queimadas e incêndios florestais no território paulista com a operação SP Sem Fogo, instituída em 2023. O trabalho acontece durante o ano todo e é dividido em duas fases, amarela e vermelha, sob a coordenação da Defesa Civil do Estado.

A iniciativa é intensificada no período mais crítico de estiagem, com apoio da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística e órgãos ligados à Secretaria de Segurança Pública como o Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental e Comando de Aviação da Polícia Militar.

Conteúdo Oficial – Gov SP

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

Matheus V.

Verifico e produzo notícias de Osasco, Barueri e região, monitoro o portal da transparência da cidade e faço checagem de licitações e compras públicas.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax