Legislativo

Doação de órgãos ainda é tabu no Brasil, diz especialista

Por Charles Nisz. Fotos: Ricardo Migliorini.

A Câmara Municipal de Osasco promoveu debate sobre a doação de órgãos na manhã desta quarta-feira (20). O assunto ainda é tabu no país e com a pandemia, as doações caíram – a fila de espera por um órgão subiu entre 10% e 30%, segundo dados da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO).

“No mundo, a taxa de recusa das famílias em fazer doação é de 25%. No Brasil, essa taxa é de 43%”, diz a terapeuta integrativa Márcia Mayumi. Márcia é idealizadora do projeto “Doe com amor”, cujo intuito é conscientizar a sociedade sobre a doação.

Segundo Márcia, vários fatores influem nesse menor índice de doação no Brasil: “Baixo conhecimento sobre o assunto, o pouco tempo de isquemia (prazo para o órgão não ser mais utilizável) e até fatores religiosos impactam o tema em nosso país”.

O dia 27 de setembro foi escolhido como o Dia Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos e Tecidos. O governo federal lançou uma campanha, intitulada Setembro Verde, para estimular a doação e conscientizar sobre o assunto.

Márcia contou como seu envolvimento com o tema partiu de uma experiência pessoal: “Meu marido teve problemas de fígado e precisou de uma doação em 2012. Desde então resolvi me envolver com o assunto e conscientizar mais pessoas”, disse ela.

MULTIMÍDIA ► FOTOS | REPORTAGEM (breve)

Doação de órgãos ainda é tabu no Brasil, diz especialista

Conteúdo oficial.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

Dapieve M.

Monitoro notícias oficiais de Osasco e região; E verifico diariamente o portal da transparência da nossa cidade.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax