Destaques

Museu do Pontal realiza seminário sobre arte e cultura popular

A Arte e Cultura Popular – O que muda quando a perspectiva racial entra em cena? É o tema do seminário online que o Museu do Pontal realiza a partir de hoje (16), às 18h. O objetivo é o de articular e aproximar o conhecimento produzido nas universidades e instituições de pesquisa, dos públicos de outras áreas profissionais envolvidos com as expressões da cultura popular.
Os encontros seguirão nos dias 18, 4 e 25 de outubro e 29 de novembro, sempre das 18h às 20h. A coordenação será da historiadora Martha Abreu, do antropólogo Vinícius Natal, os dois da da Universidade Federal Fluminense (UFF); e da diretora curadora do Museu do Pontal e também antropóloga, Angela Mascelani, com participação ainda da historiadora e professora da Faculdade de Educação da UFRJ Giovana Xavier.
O seminário online marca a inauguração, no dia 2 de outubro, da nova sede do Museu do Pontal, na Barra, zona oeste do Rio.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo na página do museu. Em cada dia do encontro serão exibidos filmes sobre os artistas e imagens das obras que integram o acervo do Museu do Pontal.
Na quarta-feira (18), o tema será a História, cultura e patrimônios negros, com a participação da historiadora Livia Monteiro, da Universidade Federal de Alfenas, da coordenadora da Associação Quilombola de Santa Rita do BracuÍ, Angra dos Reis, Marilda de Souza Francisco; da historiadora Martha Abreu (UFF) e do antropólogo Vinicius Natal (UFF).
O seminário tem como patronos a Lei de Incentivo à Cultura, o Instituto Cultural Vale, o Itaú, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a prefeitura do Rio de Janeiro, com a realização do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax