Executivo

Cultura lança edital do Festival de Orquestras de Osasco  

Marco Borba
Fernanda Cazarini

A Secretaria de Cultura da Prefeitura de Osasco lançou quarta-feira, 4/10, no Teatro Glória Giglio (Avenida dos Autonomistas, 1533 – Vila Yara), o 1º Edital do Festival de Orquestras de Osasco, que visa selecionar orquestras para apresentações de música clássica em formato camerata a artistas residentes no município. As apresentações ocorrerão em espaços culturais da cidade.

Os critérios para participação podem ser conferidos na Imprensa Oficial do Município (IOMO edição 2519, do dia 4 de outubro, a partir da página 34) no site da prefeitura: www.osasco.sp.gov.br. Os interessados podem se inscrever até o dia 12/11. As apresentações do festival acontecerão entre os meses de janeiro e julho de 2024 em diversos pontos da cidade (escolas, parques, praças, entre outros).

Participaram do evento o secretário de Cultura, Paulinho Samba de Rua, servidores da Pasta, e comunidade artística de Osasco. A abertura da cerimônia se deu com uma apresentação da Orquestra CEU das Artes.

Durante a cerimônia também ocorreu o anúncio das atividades do Programa Circuito de Teatro e dos 45 oficineiros aprovados para as oficinas livres, cujas apresentações (música, capoeira, circo, grafite e artesanato, entre outras) devem ser iniciadas no próximo mês na Escola de Artes César Antônio Salvi e depois estendida a escolas municipais, estaduais e praças públicas.

Para o Programa Circuito de Teatro serão contratados 30 grupos teatrais da cidade que se apresentarão a partir da primeira semana de novembro em escolas estaduais para um público com faixa etária entre 14 e 18 anos.

Conforme explicou Paulinho Samba de Rua, os 30 grupos a serem contratados já haviam se credenciado em chamamento ocorrido este ano. “Esses projetos, tanto do festival quanto de orquestras, do circuito de teatro e das oficinas livres, visam fomentar a cultura e formar plateia para os teatros. Mas a ideia não é que as pessoas apenas assistam as apresentações. É que também procurem os cursos oferecidos nas oficinas culturais. Queremos que a população tenha acesso à cultura, e isso pode despertar o olhar dos jovens para as diversas formas de expressão artística”.

De acordo com o secretário de Cultura, somados os três projetos (Festival de Orquestras, Circuito de Teatro e oficinas livres) deverão empregar direta ou indiretamente cerca de 350 profissionais da classe artística da cidade.

 

Orquestras

O formato de orquestra de câmara, ou camerata, é um grupo pequeno de músicos especializados em música de câmara, música erudita executada por uma orquestra pequena e, anteriormente, tocada em câmaras.

A abertura oficial do festival será no Teatro Municipal Glória Giglio, com apresentações da Orquestra do CEU das Artes, comandada pelo maestro Alailton, em data a ser definida.

Para mais informações, entre em contato com a Secretaria de Cultura no telefone (11) 96425-1461 ou e-mail: [email protected].

Conteúdo oficial

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

Matheus V.

Verifico e produzo notícias de Osasco, Barueri e região, monitoro o portal da transparência da cidade e faço checagem de licitações e compras públicas.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax