Destaques

No Rio, atividades na Cinelândia marcam o Dia Mundial da Religião

O Dia Mundial da Religião e o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa estão sendo celebrados hoje (21), no Rio de Janeiro, com a realização de debates no 3º Seminário sobre Liberdade Religiosa, Democracia e Direitos Humanos, no Centro Cultural Justiça Federal, e uma programação intensa, na Cinelândia, que conta com a exibição de filmes e performances na região central da cidade.
As atividades incluem a abertura do festival Cantando a Gente se Entende, de uma feira inter-religiosa e shows com as baterias das escolas de samba Mangueira e Grande Rio, que, neste ano, abordam o tema da intolerância religiosa no enredo que apresentarão no carnaval. As atividades serão encerradas às 22h.
A Acadêmicos do Grande Rio fala sobre um dos mais conhecidos sacerdotes de religiões de matrizes africana no Brasil, o Joãozinho da Gomeia. A Estação Primeira da Mangueira dá o recado com a frase Eu respeito seu amém, você respeita meu axé, com o enredo das Liberdades.
Abertos ao público, o seminário, a feira e o festival são promovidos pelo Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (Ceap) e pela Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (CCIR).
O Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa foi instituído em 2007, pela Lei nº 11.635, em homenagem à Mãe Gilda, iyalorixá que foi vítima de intolerância religiosa no final de 1999. O objetivo da data é promover o respeito, a tolerância e o diálogo entre diversas religiões no mundo, que pregam como princípio a bondade.
Manifestações
O babalaô Ivanir dos Santos, interlocutor da comissão e organizador do evento, ressaltou que o objetivo é debater os direitos humanos, a liberdade e a democracia. “A intolerância acaba atingindo o conjunto da sociedade, e é isso que estamos trabalhando”, afirmou.
Santos lembrou que a intolerância não é só religiosa, mas também social, econômica e política. “E tem crescido na sociedade em geral, dando espaço para censura, perseguição à comunidade LGBT, aos direitos das mulheres. Tem que ligar a intolerância, no fundo, ao racismo e ao desrespeito aos direitos humanos. A sociedade precisa entender que isso é uma ameaça ao Estado laico, à diversidade e às liberdades. Nós não podemos aceitar isso. Queremos um país diverso”, disse.

Feira inter-religiosa, em comemoração ao Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, na Cinelândia, região central da cidade – Tânia Rêgo/Agência Brasil

Há mais de 40 anos no movimento Hare Krishna e representante do diálogo inter-religioso, Raga Dhun disse à Agência Brasil que a comemoração, com várias tendas de diferentes religiões, visa à união “em prol da paz no mundo, o diálogo e o respeito, aprendendo um pouco com as outras tradições religiosas”.
Para o bispo da igreja anglicana Eduardo Grilo, o dia de hoje é muito especial, de diálogo, de partilha, de aprendizado mútuo. “Acho muito importante que a gente tenha a capacidade de aprender uns com os outros, conhecer os outros, não temer o diferente, porque ele contribui para a nossa vida, para a nossa formação pessoal e espiritual”.
O monge Cardoso, do templo Hoshoji, o mais antigo templo budista do Rio de Janeiro, localizado em Itaguaí, região metropolitana do Rio, disse que, para os religiosos, principalmente aqueles do Budismo Primordial, o lema é “orar pela harmonia do universo, pela prática das virtudes, através do aperfeiçoamento espiritual e da solidariedade dos seres”.
Cardoso destascou que é importante para os budistas participar das comemorações do Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa. “Primeiro, é orar pela harmonia do universo; depois, trabalhar essa questão da solidariedade entre todos e, em especial, entre os religiosos; ter uma fé, acreditar em algo. Para isso, a gente precisa ter a liberdade para escolher o objeto de devoção”.
Iniciativas públicas
A titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro, Fernanda Titonel, assina amanhã (22) termo de cooperação técnica com o município de Nova Iguaçu para criação do primeiro Núcleo de Atendimento às Vítimas de Intolerância Religiosa (Navir – Nova Iguaçu).
Em entrevista à Agência Brasil, a secretária informou que no núcleo serão atendidas as vítimas de violência religiosa e promovidas ações de combate à intolerância. A escolha de Nova Iguaçu se deve ao fato de a maioria dos casos de violência contra religiosos ter ocorrido na Baixada Fluminense. Ao longo do ano, essa ação será expandida para outros municípios fluminenses.
“Infelizmente, a gente ainda tem uma demanda grande de casos de intolerância. O dia de combate, para nós, é todo dia”, destacou Fernanda.
A Superintendência de Igualdade Racial e Diversidade Religiosa, que faz parte da secretaria, atendeu 132 casos de violações em 2019.
A maior parte dos ataques (102) foi direcionada às religiões de matriz africana. Foram registradas duas violações ao espiritismo (kardecismo). Religiões como catolicismo e protestantismo e rituais religiosos ligados à wicca (religião neopagã, que reúne bruxos, segundo algumas definições) e ecumenismo (busca de uma prática universalista) sofreram uma violência cada. Em 23 casos de agressões, a religião não foi declarada pelas vítimas, informou a secretaria.
A superintendência atende pessoas que tiveram seus direitos lesados e promove seminários, palestras, programas de promoção de igualdade racial e liberdade religiosa.
“Tratamos disso todo dia, mas hoje o dia é de refletir e repensar algumas questões. Porque a liberdade religiosa é parte da dignidade humana, é um direito constitucional e, como tal deve ser tratado”, afirmou Fernanda Titonel.
Edição: Maria Claudia

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax