Legislativo

Moção enfatiza importância do Dia Nacional das Pessoas com Deficiência

Por Charles Nisz. Fotos: Ricardo Migliorini.

Durante a 56ª Sessão Ordinária de 2023, realizada na tarde desta quinta-feira (5), a Moção de Aplauso 331/2023 parabenizou o Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência. A data é comemorada todos os anos em 21 de setembro e foi instituída pela lei 11.133, de 14/07/2005.

Na justificativa da proposição, o vereador Emerson Osasco (Rede) comentou o histórico da criação da lei e os resultados dessa iniciativa.

“A ideia foi criar uma data para enfatizar a luta das pessoas com deficiência e o dia escolhido foi o mesmo dia do Dia da Árvore, para simbolizar o crescimento dessas pessoas”, disse o parlamentar da Rede.

Emerson contou que a lei foi proposta pelo ativista Cândido Melo, ainda no início dos anos 1980. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 24% dos brasileiros têm algum tipo de deficiência física ou intelectual.

Conforme o Ministério da Educação, com as leis de inclusão e programas para pessoas com deficiência fizeram crescer os dados de matrículas escolares: “Entre 2005 e 2013 o número de PCDs matriculados em escolas cresceu de 145 para 698 mil”.

O vereador disse que a cidade ainda é pouco inclusiva e os equipamentos precisam ser adaptados para serem acessados pelos PCDs. “Repartições públicas e instituições privadas ainda não pensam em seus projetos arquitetônicos para serem acessíveis”.

Moção enfatiza importância do Dia Nacional das Pessoas com Deficiência

Conteúdo oficial.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

Dapieve M.

Monitoro notícias oficiais de Osasco e região; E verifico diariamente o portal da transparência da nossa cidade.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax