Brasil

ONU: invasão pode levar 5 milhões de ucranianos a fugir

Combustível, dinheiro e suprimentos médicos estão acabando em partes da Ucrânia após a invasão da Rússia, o que pode levar até 5 milhões de pessoas a fugirem para o exterior, disseram agências de ajuda da Organização das Nações Unidas (ONU) nesta sexta-feira (25).

Pelo menos 100 mil pessoas estão desabrigadas na Ucrânia, depois de fugir de suas casas, desde que a Rússia lançou o ataque na quinta-feira (24). Milhares já cruzaram para países vizinhos, incluindo Moldávia, Romênia e Polônia, disse a porta-voz da agência de refugiados da ONU Shabia Mantoo.

“Estamos analisando faixas de 1 milhão a 3 milhões na Polônia, por exemplo. Um cenário de 1 milhão a 5 milhões, incluindo todos os países vizinhos”, afirmou Afshan Khan, diretora regional do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para Europa e Ásia Central, em entrevista em Genebra.

Mísseis atingiram hoje a capital ucraniana, Kiev. Sirenes de ataque aéreo soaram sobre a cidade de 3 milhões de pessoas, onde algumas estavam abrigadas em estações de metrô subterrâneas.

“Enquanto falamos, houve grandes ataques em Kiev que criaram medo e pânico entre a população, com famílias realmente assustadas, movendo-se ao lado de seus filhos em metrôs e abrigos. Este é claramente um momento aterrorizante para crianças em todo o país”, declarou Khan.

O Unicef se concentra na assistência em dinheiro às famílias, acrescentou. 

A porta-voz do escritório de Direitos Humanos da ONU, Ravina Shamdasani, contou que há relatos de pelo menos 127 vítimas civis na Ucrânia – 25 mortos e 102 feridos – “causados ​​por bombardeios e ataques aéreos”. Segundo ela, esta é provavelmente uma estimativa subestimada.

*É proibida a reprodução deste conteúdo.


Veja na fonte oficial – IMG Autor

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo