Destaques

Rádios EBC e TV Brasil regravam cena da primeira radionovela do país

Em breve, os ouvintes das Rádios Nacional e MEC, telespectadores da TV Brasil e seguidores das redes sociais da Empresa Brasil de Comunicação vão poder reviver ou conhecer uma experiência única: uma cena da primeira radionovela do país, Em Busca da Felicidade.
A produção, um verdadeiro sucesso de público em 1941, foi gravada nesta terça-feira e será veiculada a partir do dia 15 deste mês nos canais da EBC.  A gravação celebra os 80 anos do gênero no país, que nasceu nos estúdios da Rádio Nacional e virou o queridinho dos brasileiros e marca registrada da teledramaturgia.
A cena romântica de um minuto, um diálogo entre os protagonistas Alice e Carlos, foi gravada no recém inaugurado Museu da Rádio Nacional, no estúdio recriado exatamente como na época com itens originais.
Milhares de lares brasileiros aguardavam ansiosos o anúncio de mais um capítulo da saga de uma jovem que foi criada por um casal rico e que se descobre filha da empregada da família.
O diretor de Rádios da EBC, Thiago Regotto conta que o trecho escolhido explora os mais diversos efeitos sonoros, tão utilizados nas produções da época, que faziam o ouvinte viajar para dentro da trama.
A atriz Amanda Tamarozzi, que interpreta a protagonista Alice, se disse emocionada em atuar em algo tão marcante e falou que foi um desafio trabalhar com o texto de uma radionovela.
A cena foi dirigida por Valdecir de Oliveira e Bruno Barros. Valdecir conta que para a recriação e adaptação da cena de uma produção radiofônica da primeira metade do século passado foi necessário realizar uma pesquisa e buscar referências da época.
Bruno Barros acrescenta que a produção também foi adaptada para a televisão e na sua opinião o maior desafio foi trazer para o telespectador a emoção da época.
A encenação ganhou uma audiência ilustre. O radioator Laio Júnior, que atuou em radionovelas da Rádio Nacional entre as décadas de 1970 e 1990. Laio Júnior se emocionou ao reviver parte dessa história.
A cena gravada faz parte do capítulo 20 do primeiro ano de transmissão de Em Busca da Felicidade, já que seu sucesso fez com que a narrativa se estendesse por dois anos.
Os registros sonoros da versão original, gravados em acetato à base de vidro, não resistiram ao tempo, mas parte do roteiro continua preservada no Acervo da EBC, no Rio de Janeiro, e recebeu o certificado do Programa Memória do Mundo da Unesco,  Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax