Quem passa diariamente pela estação Osasco certamente já deve ter notado a presença de uma “plataforma fantasma” localizada ao lado direito da via sentido Itapevi. Osasco é uma das estações com grande relevância na malha de transporte sobre trilhos de SP, com uma demanda superior a 30 mil passageiros diariamente, interligando as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda que atualmente são operadas pela Via Mobilidade. Porém, você já se perguntou o motivo dessa estrutura existir? E há quanto tempo ela está lá?
Em meados de 2012, sob gestão de Geraldo Alckmin, a linha 8-Diamante entrou num pacote de diversas modificações que serviram mais como moeda de troca eleitoral do que algo efetivo para a melhora do serviço a médio/longo prazo. Entre as mudanças, tivemos a substituição dos antigos trens da série 5000 por 36 novos trens da série 8000 fornecidos pela CAF por meio de uma PPP lesiva aos cofres públicos, instalação de escadas rolantes nesta estação e pequenas obras para melhorar a acessibilidade.
Junto a isso, também foi construída uma nova plataforma, que gerou uma expectativa de que dali partisse uma nova linha ou um loop. Porém, segundo a própria CPTM, a obra seria para distribuir melhor o fluxo de passageiros. Acontece que nitidamente o trabalho foi executado pela metade e até meio improvisado, como se tivesse sido feito justamente para ser descontinuado, mas o dinheiro “investido” simplesmente sumiu. Dirigentes da CPTM afirmam que a paralisação ocorreu após entraves judiciais com a empresa contratada, resultando na rescisão do contrato.
Curiosamente, a última vez que esse assunto ganhou holofotes da mídia foi em meados de 2016, quando o questionamento voltou a ser feito e promessas nunca cumpridas novamente foram propagadas. Hoje, após 13 anos, a situação segue na mesma. Os responsáveis ganharam parte da verba, compraram o silêncio e nunca foram punidos. Enquanto isso, temos as duas linhas sendo operadas por uma concessão desastrosa patrocinada pela gestão estadual, que nem se comprometeu a pelo menos finalizar o que foi abandonado no passado e que ajudaria muita gente.
Você pode assistir este vídeo diretamente no Youtube