Destaques

Acesso virtual a serviços públicos tende a melhorar atendimento

Ficar em filas para resolver problemas burocráticos em bancos ou serviços governamentais é uma realidade que está ficando distante para muita gente. É que a oferta desses serviços de forma digital está aumentando e com o atual período de emergência em saúde, houve aumento do acesso virtual aos serviços públicos. Desde janeiro, foram contabilizados pelo governo 12 milhões de novos usuários.

O governo federal anunciou a criação de 130 serviços digitais, apenas durante o período de pandemia. O número de serviços digitalizados de janeiro de 2019 até agora já atingiu a marca de 700. A tendência, de acordo com o coordenador geral de relacionamento e portifólio da Secretaria de Governo Digital, Marcos Ricardo dos Santos, é que esses serviços sejam cada vez mais usados, mesmo após a pandemia.

Marcos Ricardo dos Santos acredita que a maior oferta de serviços digitais também auxilia quem não tem alternativa a não ser ir para os locais de atendimento.

De acordo com Marcos Ricardo, o governo espera oferecer até ao final do ano cerca de mil serviços digitais. Um exemplo de novo serviço digital a ser disponibilizado nas próximas semanas é a carteira de registro de pescador.

Os serviços mais acessados do Gov.br são, nesta ordem: inscrever-se no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal; solicitar Auxílio Emergencial de R$ 600; pedir o Seguro-desemprego; sacar o abono salarial; emitir o comprovante do Cadastro Único; e obter a Carteira de Trabalho.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax