Governo Lins é conivente com novas tragédias
Tragédias anunciadas e incidentes graves se acumulam no governo Lins
Por Gabriel Martiniano – Era o começo do mês de janeiro quando nos arredores do Terminal KM21 uma obra pela metade impediu o escoamento das águas da chuva. Um jovem de 26 anos tentava chegar ao trabalho quando foi arrastado pela enxurrada. Morreu e seu corpo foi encontrado horas depois.
Poderia ser um relato de um incidente comum em época de chuvas; mas o caso relatado nada tem a ver com um inesperado acontecimento.
Nos últimos anos a prefeitura de Osasco foi sistematicamente negligente com as tragédias anunciadas. Em 2021, pouco antes da inauguração de um mega-empreendimento na zona sul, o Atacadão, três trabalhadores ficaram soterrados após o deslizamento de uma encosta.
Na época, o governo Lins afirmou que poderia embargar a obra e impedir sua inauguração. O problema da versão oficial é que teriam feito de tudo para resolver a questão, porém… a verdade apareceu semanas depois: a obra era irregular e a fiscalização nada fez.
O Atacadão não tinha alvará para funcionar como rede de varejo ou atacarejo, apenas para ser um centro de distribuição ou logística. A secretaria de obras do município tinha como prerrogativa exigir os documentos, inclusive de outros órgãos municipais e estaduais. Não o fez.
Menos de um ano depois, no dia 8 de março, em plena hora do almoço, desabava uma parte estrutural do teto do Osasco Plaza Shopping. Era o terceiro evento grave envolvendo o mesmo empreendimento.
A lista de tragédias anunciadas não param nas que já aconteceram. As próximas já estão em curso.
Segundo o engenheiro Ansel Lancma, fissuras em estruturas de concreto podem indicar avarias graves, que podem levar ao colapso. Falta de equipamentos também podem levar a uma tragédia, tal como extintores e sistemas de combate ao fogo inoperantes, falta de habite-se do corpo de bombeiros, alvarás de funcionamento, enfim, tudo corrobora para o próximo problema.
Osasco tem uma lista de risco visível a todos. Por onde começar?
- O Museu Municipal Dimitri Sensaud de Lavaud não conta com equipamentos básicos de segurança, caso haja fogo, será perda total.
- O Teatro Municipal de Osasco possui problemas graves na cobertura externa, com infiltrações e descolamento de placas.
- O Estacionamento do antigo Walmart, atual Carrefour, possui rachaduras e infiltrações em diversas partes. Não é necessário ser um engenheiro para identificar que ali os problemas se acumulam.
- A passarela ao lado do Viaduto Tancredo Neves está com abaulamento e a parte de concreto das escadarias está cedendo e inclinando há anos.
Essa lista facilmente poderia contar com 100 itens, e você pode nos ajudar a melhorá-la enviando relatos pelo nosso whatsapp ou e-mail na página de contato.
De fato, sempre que ocorre uma tragédia o governo local corre para os veículos de comunicação para oferecer uma versão oficial triunfante do trabalho do prefeito. Infelizmente isso é apenas marketing político.
Por Gabriel Martiniano – Jornalista, fundador da Ticketbras e cidadão de Osasco
IMG MKT PMO