Manchetes

Governo Lins é conivente com novas tragédias

Tragédias anunciadas e incidentes graves se acumulam no governo Lins

Por Gabriel Martiniano – Era o começo do mês de janeiro quando nos arredores do Terminal KM21 uma obra pela metade impediu o escoamento das águas da chuva. Um jovem de 26 anos tentava chegar ao trabalho quando foi arrastado pela enxurrada. Morreu e seu corpo foi encontrado horas depois.

Poderia ser um relato de um incidente comum em época de chuvas; mas o caso relatado nada tem a ver com um inesperado acontecimento.

Nos últimos anos a prefeitura de Osasco foi sistematicamente negligente com as tragédias anunciadas. Em 2021, pouco antes da inauguração de um mega-empreendimento na zona sul, o Atacadão, três trabalhadores ficaram soterrados após o deslizamento de uma encosta.

Na época, o governo Lins afirmou que poderia embargar a obra e impedir sua inauguração. O problema da versão oficial é que teriam feito de tudo para resolver a questão, porém… a verdade apareceu semanas depois: a obra era irregular e a fiscalização nada fez.

O Atacadão não tinha alvará para funcionar como rede de varejo ou atacarejo, apenas para ser um centro de distribuição ou logística. A secretaria de obras do município tinha como prerrogativa exigir os documentos, inclusive de outros órgãos municipais e estaduais. Não o fez.

Menos de um ano depois, no dia 8 de março, em plena hora do almoço, desabava uma parte estrutural do teto do Osasco Plaza Shopping. Era o terceiro evento grave envolvendo o mesmo empreendimento.

A lista de tragédias anunciadas não param nas que já aconteceram. As próximas já estão em curso.

Segundo o engenheiro Ansel Lancma, fissuras em estruturas de concreto podem indicar avarias graves, que podem levar ao colapso. Falta de equipamentos também podem levar a uma tragédia, tal como extintores e sistemas de combate ao fogo inoperantes, falta de habite-se do corpo de bombeiros, alvarás de funcionamento, enfim, tudo corrobora para o próximo problema.

Osasco tem uma lista de risco visível a todos. Por onde começar?

  1. O Museu Municipal Dimitri Sensaud de Lavaud não conta com equipamentos básicos de segurança, caso haja fogo, será perda total.
  2. O Teatro Municipal de Osasco possui problemas graves na cobertura externa, com infiltrações e descolamento de placas.
  3. O Estacionamento do antigo Walmart, atual Carrefour, possui rachaduras e infiltrações em diversas partes. Não é necessário ser um engenheiro para identificar que ali os problemas se acumulam.
  4. A passarela ao lado do Viaduto Tancredo Neves está com abaulamento e a parte de concreto das escadarias está cedendo e inclinando há anos.

Essa lista facilmente poderia contar com 100 itens, e você pode nos ajudar a melhorá-la enviando relatos pelo nosso whatsapp ou e-mail na página de contato.

De fato, sempre que ocorre uma tragédia o governo local corre para os veículos de comunicação para oferecer uma versão oficial triunfante do trabalho do prefeito. Infelizmente isso é apenas marketing político.

Por Gabriel Martiniano – Jornalista, fundador da Ticketbras e cidadão de Osasco

IMG MKT PMO

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

Gabriel Martiniano

Jornalista profissional, fundador da Ticketbras e cidadão de Osasco

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo