Destaques

Dia Mundial da Doença Raras marca importância do diagnóstico

No dia em que se celebra o Dia Mundial da Doença Rara nós temos uma missão, identificar a complexidade dessa luta junto à entidades, órgãos governamentais e pacientes.
De acordo com a organização Mundial de Saúde, são consideradas como raras, as doenças que atingem no máximo até 65 pessoas a cada 100 mil pessoas. Estima-se que existem entre seis mil e oito mil tipos de doenças raras, sendo que 30% dos pacientes morrem antes dos cinco anos de idade.
A busca pelos remédios e tratamento corretos são algumas das dificuldades enfrentadas por esses pacientes. Essa difícil descoberta afeta também familiares. Foi o que aconteceu com Lauda Santos. A dor pela perda de uma filha com três anos de idade por uma doença rara foi transformada em pulso e motivação para se empenhar na causa.
Hoje, presidente da Associação Maria Vitória de Doenças Raras e Crônicas – AMAVI em Brasília. Ela, que viveu na pele essa experiência, fala sobre os desafios que as pessoas com doença rara enfrentam. 
Outro obstáculo que esses paciente enfrentam é a dificuldade no diagnóstico da doença. Esse foi o caso de Djane da Silva Bento de 44 anos. Ela tem  Lupus, uma doença rara e autoimune, que afeta tecidos e órgãos como pele, articulações e rins. Djane conta que demorou três anos até identificar a doença.
No Brasil e no mundo, o dia 28 de fevereiro, Dia das Doenças Raras, é marcado para lembrar a necessidade de conhecimento e pesquisa na área para melhorar o tratamento e apoio aos pacientes. 
Segundo o Ministério da Saúde, atualmente no Brasil, há estimados 13 milhões de pessoas com doenças raras. 

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax