Destaques

Campanha do governo contra IST estimula jovens a procurar imagens das doenças na internet

A partir desta sexta-feira começa uma nova campanha para a prevenção das chamadas IST, infecções sexualmente transmissíveis, que antigamente eram conhecidas como DST. A ação do Ministério da Saúde é inédita, porque ocorre fora de épocas consideradas críticas, como o Ano Novo e o Carnaval.
A campanha, voltada para jovens de 15 a 29 anos, incentiva a população a procurar imagens das doenças causadas por essas infecções.
Para o diretor do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST do Ministério da Saúde, Gerson Pereira, ver o que acontece com as pessoas infectadas é fundamental para que a pessoa reconheça se foi infectada e procure tratamento.
“A ideia da campanha é fazer com que os jovens conheçam doenças, seus sinais e sintomas. E que o diagnóstico precoce é mais fácil quando a pessoa conhece a doença. As doenças são graves e podem levar à morte”.
O tratamento para as infecções sexualmente transmissíveis é oferecido gratuitamente no SUS, Sistema Único de Saúde. Com a desinformação sobre prevenção, a oferta de medicamento e a evolução farmacêutica, que oferece remédios com cada vez menos efeitos colaterais, o número de pessoas que usam camisinha tem reduzido nos últimos anos.
Pesquisas recentes feitas pelo próprio Ministério da Saúde e por universidades públicas indicam que, entre os jovens, a porcentagem daqueles que dizem fazer sexo sem preservativo varia entre 40% e 60%. É muita gente.
O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, destaca a importância da prevenção.
“Se eu perguntar para um conjunto de população a importância da camisinha, todos vão falar que é muito importante, que previne doença. Se você pergunta se usou… entre a informação e a ação existe um gap. O desafio que foi colocado é: como a gente faz com que esta informação, que a maioria já tem, como ela se trona ação. Então você tem que colocar a consequência do não uso”.
A campanha de prevenção às infecções sexualmente transmissíveis custou R$ 15 milhões e fica no ar durante um mês e meio, desta sexta-feira até o dia 15 de dezembro.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax