Destaques

Idec sugere ações para minimizar impactos da pandemia no transporte

Desde que a pandemia foi declarada mundialmente, diversos setores da sociedade foram afetados de muitas formas. Não seria diferente com o transporte público, que passou por reformulação, incluindo redução de frotas e de passageiros.
Entre os problemas existentes no setor, na avaliação do Idec, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, estão o financeiro e a exposição dos trabalhadores ao coronavírus. O coordenador de mobilidade urbana da entidade, Rafael Calabria, destaca que as dificuldades do transporte público, na pandemia, já eram previstas e podem se agravar.
Calabria conta que o Idec elaborou um documento com 24 sugestões para melhoria e redução de impactos da pandemia no setor do transporte público.
As propostas foram enviadas aos Ministérios da Saúde e do Desenvolvimento Regional. Entre as sugestões estão formas de reduzir os riscos de contágio; e, também, de amenizar a crise no setor. Um dos pontos apresentados é a adaptação das frotas; mas a questão-chave, segundo Rafael Calabria, é o socorro emergencial para o setor do transporte público.
A respeito da criação desse socorro para o setor, o coordenador do Idec, Rafael Calabria, destaca que um projeto de lei que previa a medida foi vetado pelo governo federal, no ano passado. O Ministério da Economia informou que não vai comentar o assunto.
Sobre a proposta, em nota conjunta, os Ministérios da Saúde e do Desenvolvimento Regional informaram que está em fase de elaboração uma portaria interministerial, com medidas gerais que devem ser atendidas pelos prestadores de serviço, trabalhadores e usuários. Além disso, a nota destaca que os trabalhadores do sistema de transporte já estão sendo vacinados, já que foram incluídos como prioridade no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax