Destaques

Diagnóstico descentralizado: Fiocruz vai produzir 30 mil kits de teste para coronavírus

O ministro da Saúde, Henrique Mandetta, confirmou que vai ao Congresso Nacional na semana que vem para discutir o orçamento da pasta e as ações de combate ao coronavírus.
Só para compras emergenciais, como máscaras, luvas e aventais, foram destinados R$ 140 milhões. Mas, segundo cálculo da assessoria do Conselho Nacional de Saúde, só em 2019 , o orçamento a saúde pública perdeu pelo menos R$ 9 bilhões em função da regra do teto de gastos, que congelou o gastos federais em relação ao orçamento de 2017 apenas com a correção da inflação. 
Com isso, os repasses para a Saúde deixaram de estar vinculados ao aumento das receitas.  Segundo o ministro, a visita ao Congresso ainda não é para pedir mais recursos, mas apenas para fazer um alerta.
“Vou visitar o Congresso e vou colocar para eles que estejam preparados, em uma situação de emergência, para eventualmente fazer a alocação de recursos no tempo da agilidade necessária. E o próprio orçamento que me deram para esse ano, que o Ministério da Saúde tenha agilidade, uma vez que há uma novidade de execução orçamentária, que a gente quer se entender para não haver lentidão quando da tomada de decisão. E que seja feito dentro da lei”.
O Ministério da Saúde também anunciou que a Fiocruz começa a produzir 30 mil testes para as ações de controle de vírus respiratórios – tanto do Covid-19, inclusive testes confirmatórios, quanto para os vírus do influenza A e B e para o H1N1.
Sobre a decisão de algumas escolas particulares suspenderem aulas para alunos que estiveram nos países que registram surtos da doença, o ministro diz que a decisão não tem base técnica.
“Me parece decisão precipitada, porque ela não se embasa em nenhum critério técnico”.
Pelo menos duas escolas em São Paulo e uma em Brasília determinaram quarentena para os estudantes.
O Ministério também prometeu publicar uma portaria com regras para o isolamento de pessoas em função do coronavírus.  O objetivo é deixar os critérios mais claros, para evitar situações como a do casal de turistas franceses que, por decisão judicial, ficaram internados compulsoriamente em Paraty, no Rio de Janeiro.
Nesse final de semana, foi confirmado o segundo caso de coronavírus no Brasil: um homem de 32 anos que chegou da Itália no dia 27 de fevereiro e mora em São Paulo. Ele foi atendido no dia 28 pelo hospital Albert Einstein, que confirmou o diagnóstico.
Além dele, na semana passada foi confirmado o caso de um empresário de 61 anos.  Os dois pacientes estão em isolamento domiciliar e encontram-se em boas condições clínicas.
Segundo a última atualização, nessa segunda-feira, o Brasil registrava 433 casos suspeitos de coronavírus,  sendo 163 deles em São Paulo.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax