Destaques

Presídios vão fazer triagem de visitantes para conter coronavírus

O CONSEJ,  Conselho Nacional dos Secretários de Justiça, recomendou a triagem das visitas nos presídios. O objetivo da medida é  prevenir casos de coronavirus entre a população carcerária.

Segundo o secretário de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco e presidente do CONSEJ, Pedro Eurico, pessoas com sintomas de gripe não vão poder entrar no sistema carcerário.

As medidas de prevenção vão ser avaliadas e as restrições podem ser ampliadas caso a situação de saúde dos presos se agrave.  Se isso ocorrer, o Conselho cogita recomendar a suspensão total de visitas e o transporte de presos.

No Distrito Federal, a decisão de suspender as visitas já passou a ser adotada a partir desta quinta-feira (12).

Caso um detento contraia o Covid-19, a orientação do Depen, o Departamento Penitenciário Nacional, é isolar o paciente na enfermaria de cada unidade prisional, mas a decisão final vai ficar a cargo de cada estado e dos responsáveis pelas unidades prisionais,  como explicou o diretor de Políticas do Depen, Sandro Abel.

Mas, apesar de usar a mesma enfermaria, a orientação é que presos com coronavirus não dividam o mesmo espaço com presos  portadores de outras doenças, já que as situações de comorbidade  ajudam a agravar os sintomas do coronavirus.

O Brasil tem  mais de 1.400 unidades prisionais e a terceira maior população carcerária do mundo, com 750 mil detentos, segundo último balanço do Ministério  da Justiça.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax